Terminam na próxima quarta-feira, 31 de agosto, as inscrições para o International Museum Academy

Devido ao grande interesse que o curso Desenvolvimento de Públicos  do International Museum Academy (IMA)  despertou nos profissionais brasileiros em 2015 em São Paulo, o British Council oferece agora a segunda edição do IMA na cidade do Rio de Janeiro, no Museu de Arte do Rio (MAR).

O objetivo do IMA é proporcionar a líderes emergentes da área museal conhecimento e ferramentas para fomentar o crescimento e a sustentabilidade dos museus ao redor do mundo. Por isso, junto com o British Council e museus parceiros, o IMA desenvolve um trabalho colaborativo de capacitação de equipes, com instrutores britânicos e brasileiros. O curso tem duração de uma semana e inclui atividades práticas e teóricas em museus da cidade do Rio de Janeiro.

Sobre o curso

Temas:

O programa do curso Desenvolvimento de Públicos abordará assuntos-chave, como:

  • Padrões de engajamento de público
  • Identificação de oportunidades para atrair novos visitantes
  • Marketing, pesquisa de mercado e engajamento digital 
  • Desenvolvimento de parcerias e engajamento com comunidades
  • Formas inovadoras de diversificar os públicos do museu 

Serão revisadas iniciativas em programas educacionais e plataformas digitais que promovem maior interação do público com o planejamento da programação dos museus.

Formato:

Os participantes irão desenvolver um plano de trabalho para as suas respectivas instituições e farão visitas investigativas a museus da cidade. Serão apresentados estudos de caso com exemplos das melhores práticas do setor museal. Tantos os estudo de caso como os debates oferecerão uma grande oportunidade para reflexão e prática.

O curso será conduzido por especialistas britânicos que integram as equipes dos museus mais visitados do Reino Unido. Experientes profissionais de museus brasileiros completam o quadro de colaboradores.

Entre os instrutores do curso, estão Bill Griffiths, diretor de programas do Tyne & Wear Archives and Museums, em Newcastle upon Tyne; Liz Smith, diretora de participação e aprendizagem da National Portrait Gallery, em Londres; e Karen Davies, diretora de projetos e pesquisas didáticas do Science Museum, em Londres.

Objetivos:

Ao final do curso, os participantes terão desenvolvido: 

  1. 1.Ampla compreensão sobre o processo de concepção deplano estratégico para desenvolvimento de públicos em seus museus
  2. 2.Entendimento sobre novas formasatração e diversificação de público para seus museus
  3. 3.Rede de contatoprofissionais de museus britânicos, tendo acesso às melhores práticas de desenvolvimento de público no Reino Unido.
  4. 4.Conexões combritânicos e brasileiros para futuro intercâmbio e experiências.

 

O candidato deve:

  • Ter no mínimo de 3 anos de experiência no setor museológico
  • Ser um profissional comprometido com a atração e a fidelização de públicos em museus
  • Mostrar interesse em trabalhar em equipe com grupos diversificados
  • Ter capacidade de gerar impacto na estratégia e/ou na programação de sua instituição e de difundir o conhecimento adquirido

 

   Processo de seleção

O candidato terá de preencher um formulário de inscrição que será analisado por uma comissão composta por membros do British Council e do Museu de Arte do Rio (MAR).

 

Como participar

Inscrições: até 31 de agosto de 2016, às 13h. Clique aqui para se inscrever.
Requisitos e público-alvo: profissionais que trabalham em museus e instituições culturais, com no mínimo 3 anos de experiência.
Data do curso: de 17 a 21 de outubro de 2016 (segunda a sexta-feira).
Horário: das 9h30 às 17h30. 
Carga horária: 40 horas
Investimento: R$ 700,00
Local: Museu de Arte do Rio – MAR (Rio de Janeiro, RJ)
Certificação: o certificado será expedido pelo British Council após a conclusão do curso.

* O curso terá tradução simultânea.

 

1 international-museum-academy

 

Fonte: British Council