Terceiro módulo do webinário sobre pesquisa em museus acontece em 1º de setembro

Postado em: 26 de agosto de 2020 | Destaques

Inscrições são gratuitas. Evento objetiva compartilhar conhecimentos e experiências do Centro de Referência do Futebol Brasileiro e de instituições parceiras

Estão abertas as inscrições para o terceiro módulo do Webinário Pesquisa em Museus: Conhecimento Territórios e Público, realizado pelo Museu do Futebol com o apoio do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), do Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus (ICOM Brasil) e da Tomara! Educação & Cultura. O Museu do Futebol e o SISEM-SP integram a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado. Os interessados em participar podem se inscrever no site do Museu do Futebol ou clicar aqui.  

Iniciativa do Centro de Referência do Futebol Brasileiro, núcleo responsável pela pesquisa, documentação e gestão de acervos, o terceiro evento da série de quatro será realizado de forma on-line em 1º de setembro, das 10h às 12h.


O módulo “Ferramentas e métodos para produção de pesquisa” vai apresentar os caminhos práticos para a realização de pesquisas, as ferramentas existentes em ambientes virtuais, bem como modelagem, aplicação e elaboração de diferentes produtos a partir dos dados coletados. O encontro contará com a participação de Clara Azevedo e Julia Picchioni, sócias da Tomara! Educação & Cultura, e Tiemi Costa, antropóloga com experiência em desenvolvimento de métodos de pesquisa on-line. Mediação de Daniela Alfonsi, antropóloga e coordenadora de projetos na Expomus.

O ciclo de webinários gratuitos é voltado a profissionais de museus, pesquisadores e estudantes da área. Sua proposta é abordar a centralidade da pesquisa no conjunto de práticas museológicas que articulam os acervos, os públicos e seus territórios de atuação. É por meio da pesquisa que o Museu pode ampliar seu repertório original, revisitar conceitos e interpretações, contribuir com novas fontes e gerar conteúdos a públicos e finalidades diversas.

Os interessados podem participar de todos os módulos ou apenas no de seu interesse. Para cada um é necessário fazer uma inscrição. Os certificados serão emitidos exclusivamente para os inscritos previamente. Todas as lives têm tradução simultânea para Língua Brasileira de Sinais (Libras).

ÚLTIMO MÓDULO

8/9

Módulo 4: Pesquisas de público:  planejamento, monitoramento e avaliação

O quarto e último móduloapresentará o papel da pesquisa e estudos de público, como fazer e como aplicar, ressaltando sua importância, especialmente no novo contexto de pandemia, para o desenho de estratégias de ações, introduzindo uma discussão sobre abordagens antirracistas. Este encontro contará com a participação da Clara Azevedo, sócia da Tomara! Educação & Cultura, da pesquisadora e gestora cultural, Beth Ponte, e Walquiria Tiburcio, sócia consultora na empresa Move Social. Mediação de Marília Bonas, diretora técnica do IDBrasil.

Fonte: Museu do Futebol

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo