Taubaté sedia a mostra ‘Cosmópolis, Resumo do Mundo’

Postado em: 3 de dezembro de 2012 | Exposições

 

Promovida pelo SISEM-SP, à exposição elaborada a partir de uma série de reportagens feitas por Guilherme de Almeida estreia no dia 1/12, no Museu Monteiro Lobato; a entrada é gratuita
 
A Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), em parceria com a Poiesis (Instituto de Apoio à Cultura, Língua e Literatura), a Casa das Rosas e a Prefeitura de Taubaté, realiza a exposição “Cosmópolis, Resumo do Mundo”.  Com estreia no dia 1º de dezembro (sábado), às 20 horas, no Museu Monteiro Lobato, a mostra foi produzida a partir de uma série de reportagens feitas pelo poeta e jornalista Guilherme de Almeida para o jornal O Estado de S. Paulo em 1929, posteriormente resumidas no livro “Cosmópolis”.  
 
 
Em painéis, a itinerância enfoca os bairros estrangeiros da capital paulista na época e apresenta aspectos culturais dos povos que participaram do desenvolvimento da cidade, do estado e do país. Por meio de trechos das reportagens e de imagens da São Paulo antiga e atual, a exposição permite a observação de contrastes e semelhanças entre os períodos de sua história. 
A mostra permite observar, a partir da descrição poética de uma realidade já distante, elementos e características que, provenientes de outras regiões do mundo, incorporaram-se aos costumes brasileiros.
Aberta à visitação até 31 de janeiro de 2013, de terça a domingo, das 9h às 17h, com entrada gratuita. O Museu Monteiro Lobato está localizado à Avenida Monteiro Lobato, Chácara do Visconde. Outras informações (12) 3635-3234 ou pelo site www.sisemsp.org.br.
 
Serviço:
Exposição “Cosmópolis, Resumo do Mundo”
Abertura: 1/12/2012; às 20 horas (sábado) 
Período: de 1/12/2012 a 31/12/2012
Local: Museu Monteiro Lobato (Avenida Monteiro Lobato, s/n, Chácara do Visconde – Taubaté /SP)
Horário: de terça a domingo, das 9h às 17h
Informações: (12) 3635-323
Entrada: gratuita 
Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo