Taubaté recebe projeto de modernização para museus

MUSEU LOGO

Realizado pelo SISEM-SP e a ACAM Portinari, a ação integra um programa de requalificação dos museus do Estado de São Paulo

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), promove ações para a requalificação dos museus do Estado de São Paulo. No segundo semestre de 2013, como parte do Programa de Modernização de Museus Paulistas, o município de Taubaté recebeu uma consultoria de comunicação institucional para sete equipamentos museológicos, entre públicos ou privados.

“O município de Taubaté foi escolhido por apresentar uma diversidade de museus, cujas propostas museológicas e riqueza de acervo são complementares. Com isso, temos a oportunidade de fortalecer não só a troca de experiências entre eles como também a formulação de ações integradas em busca da aproximação com o público da cidade e da região”, observa o diretor do SISEM SP, Davidson Kaseker.

Previsto para ser implementado no primeiro trimestre de 2014, o projeto inclui um Plano de Comunicação Institucional com ações para o fortalecimento da imagem dos museus da cidade. Além disso, também oferece a criação e impressão inicial de 30 mil exemplares de um folder para divulgação dos equipamentos museológicos a serem distribuídos nas próprias instituições e em pontos de alto fluxo de habitantes.

Seguindo o modelo de ações públicas adotado na Baixada Santista, que criou a marca “Orla Cultural”, o programa tem como objetivo fortalecer a imagem dos museus junto à comunidade local. Outras informações podem ser obtidas no site www.sisemsp.org.br .