Sorocaba sedia encontro de Museus do Sudoeste Paulista

O Casarão de Brigadeiro Tobias, localizado no bairro homônimo, sedia nesta quarta-feira (21), das 10h às 13h, uma reunião dos representantes dos Museus que compõem o Sudoeste Paulista, cuja Região Administrativa é Sorocaba.

Sob o tema “Por água ou por terra, tecendo a história”, o encontro pretende discutir os pontos que interligam todos os museus do Estado, avaliando o que há de comum entre eles e que faz com que os municípios se unam em torno da preservação de suas histórias e de seus patrimônios. O tropeirismo e o desenvolvimento do Estado por rios e pela economia gerada pelas tecelagens, integram o tema.

A reunião deverá contar com a presença da representante regional no Conselho Sisem (Sistema Estadual de Museus), a artista plástica e Coordenadora do MAC (Museu de Arte Contemporânea) de Botucatu, Claudia Basseto.

De acordo com a coordenadora do Casarão, Sônia Nanci Paes, este é um encontro de trabalho que acontece pela primeira vez na cidade. Além de novas pautas, os participantes discutem questões levantadas nas reuniões anteriores.

Após a recepção dos participantes, os trabalhos começam com a apresentação das ações da representação regional, o resumo do 5º Encontro de Museus, o resultado dos trabalhos dos membros e a proposta para o desenvolvimento do projeto regional dos museus, entre outros.

Após o almoço, o grupo percorrerá a cidade numa visitação pelos Museus Sorocabano e da Estrada de Ferro.

Fonte: Sorocaba Fácil