Sistema Estadual de Museus participa da 23ª Conferência Geral do Icom no Rio de Janeiro

“Uma experiência que agregou bastante conhecimento para as próximas ações do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) no Estado de São Paulo”. O diretor do SISEM-SP, instância ligada à Secretaria de Estado da Cultura, Davidson Panis Kaseker, explica a importância da participação na 23ª Conferência Geral do Icom.

Realizada entre 10 e 17 de agosto, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro (RJ), a conferência também teve a presença do secretário de Estado da Cultura de São Paulo, Marcelo Mattos Araujo, da coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM), Renata Motta, e dos representantes regionais do SISEM-SP, Nilo Mattos de Almeida, do Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa, e Rodrigo Luiz dos Santos, Museu Gustavo Teixeira.

O público de museus do Estado de São Paulo participou ativamente daação, que é promovida em um país diferente, a cada três anos. Segundo Carlos Brandão, presidente do Comitê Organizador do Icom no Brasil, a conferência contou com público de 1894 profissionais de museus, de 103 países.

– Encontro Icom Diálogo Sul-Sul de Museus

Para aproveitar a visita de representantes durante o Icom Rio 2013 no Brasil e a necessidade de aprofundamento das relações entre as comunidades profissionais de museus brasileiros, aconteceu na Pinacoteca do Estado de São Paulo, no dia 20/8, outro evento importante que marcou o mês de agosto, o Encontro Icom Diálogo Sul-Sul de Museus.

Idealizado pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, o Encontro teve como objetivo oferecer oportunidades de “networking”, disseminação de informações, criação de laços profissionais da área museológica e cooperação entre o público.

Ambos os eventos tiveram transmissão on-line, ao vivo, pelo Fórum Permanente, cujo conteúdo continua sendo disponibilizado pelo link www.forumpermanente.org .