Sistema Estadual de Museus participa da 23ª Conferência Geral do Icom no Rio de Janeiro

Postado em: 30 de agosto de 2013 | Notícias

“Uma experiência que agregou bastante conhecimento para as próximas ações do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) no Estado de São Paulo”. O diretor do SISEM-SP, instância ligada à Secretaria de Estado da Cultura, Davidson Panis Kaseker, explica a importância da participação na 23ª Conferência Geral do Icom.

Realizada entre 10 e 17 de agosto, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro (RJ), a conferência também teve a presença do secretário de Estado da Cultura de São Paulo, Marcelo Mattos Araujo, da coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM), Renata Motta, e dos representantes regionais do SISEM-SP, Nilo Mattos de Almeida, do Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa, e Rodrigo Luiz dos Santos, Museu Gustavo Teixeira.

O público de museus do Estado de São Paulo participou ativamente daação, que é promovida em um país diferente, a cada três anos. Segundo Carlos Brandão, presidente do Comitê Organizador do Icom no Brasil, a conferência contou com público de 1894 profissionais de museus, de 103 países.

– Encontro Icom Diálogo Sul-Sul de Museus

Para aproveitar a visita de representantes durante o Icom Rio 2013 no Brasil e a necessidade de aprofundamento das relações entre as comunidades profissionais de museus brasileiros, aconteceu na Pinacoteca do Estado de São Paulo, no dia 20/8, outro evento importante que marcou o mês de agosto, o Encontro Icom Diálogo Sul-Sul de Museus.

Idealizado pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, o Encontro teve como objetivo oferecer oportunidades de “networking”, disseminação de informações, criação de laços profissionais da área museológica e cooperação entre o público.

Ambos os eventos tiveram transmissão on-line, ao vivo, pelo Fórum Permanente, cujo conteúdo continua sendo disponibilizado pelo link www.forumpermanente.org .

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo