SISEM-SP: RR do Vale do Paraíba oferece curso gratuito a profissionais da região

Com 50 vagas, a atividade será gratuita, com ensino híbrido, carga horária de 100h e emissão de certificado aos participantes

A Representação Regional Vale do Paraíba do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, oferece a Formação EAD “O futuro dos museus no Vale do Paraíba: como ressignificar as nossas instituições museológicas?” de maneira gratuita e à distância. O curso terá início no dia 14 de junho e se estenderá até o dia 31 de agosto.

A realização do ensino será em formato híbrido, combinando aulas síncronas e assíncronas. O curso é voltado a gestores, funcionários de museus e pessoas interessadas e os interessados em participar podem se inscrever até o dia 07 de junho. O resultado será divulgado no dia 10 de junho.

A atividade abordará questões sobre o conceito e função social do museu, concepções de cultura e patrimônio cultural, gestão pública de museus, elaboração de projetos, plano museológico, expografia e museografia, musealização de espaços urbanos, mecanismos de fomento e a função do SISEM-SP, além do Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP) no desenvolvimento e promoção da pesquisa, difusão dos acervos museológicos e auxílio no processo de estruturação dos museus.

Como proposta final, a formação busca construir um mapeamento conjunto e participativo dos espaços urbanos musealizáveis do Vale do Paraíba.

A Representação Regional do Vale do Paraíba tem como objetivo compartilhar e debater os objetivos estratégicos setoriais e mobilizar as diferentes instituições da região.

A RR Vale do Paraíba integra o Sistema Estadual de Museus de São Paulo, que congrega e articula os museus paulistas com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico do Estado de São Paulo.

SERVIÇO

Inscrições: até 07 de junho

Público-alvo: Gestores, funcionários de museus e interessados

Quantidade de vagas: 50

Resultado: 10 de junho

Período de realização: 14 de junho a 31 de agosto

Carga-horária: 100 horas

Modalidade: Ensino híbrido com emissão de certificado

Valor: Gratuito

Link para o formulário: clique aqui

Fonte: RR Vale do Paraíba