SISEM-SP reúne Representantes Regionais e discute ampliação das articulações regionais

Postado em: 13 de março de 2013 | Notícias

A Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), promoveu na última semana (nos dias 4 e 5 de março) o 4º Encontro de Representantes Regionais do SISEM-SP. O evento discutiu principalmente o balanço das ações de 2012, a transição das gestões municipais e as propostas para ampliação das articulações regionais em busca do fortalecimento institucional dos museus no Estado.

O secretário de Estado da Cultura, Marcelo Mattos Araujo, participou do Encontro, assim como a coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM), Claudinéli Moreira Ramos, e a diretora do SISEM-SP, Renata Motta.

“Os Representantes Regionais estão se consolidando como um grupo importante na articulação, qualificação e valorização dos museus paulistas, em um trabalho continuado com a Secretaria de Estado da Cultura, com contribuições tanto para as diretrizes setoriais, quanto no planejamento das ações do SISEM-SP nos municípios”, explica a diretora do Sistema, Renata Motta.

Outros assuntos também abordados na reunião foram o 5º Encontro Paulista de Museus, que acontece em 2013, de 19 a 21 de junho, e o Programa de Ação Cultural (ProAC) de Museu, que neste ano será lançado em maio, com valor de 1 milhão de reais.

Ações no interior

Neste ano, o SISEM-SP prevê um cronograma de atividades diversificado, voltado especialmente para o interior e olitoral paulista. Estão programadas 161 ações em 66 municípios, entre exposições itinerantes, cursos, oficinas, palestras e visitas técnicas a equipamentos museológicos em diferentes regiões. A partir de abril, Campinas e São José do Rio Preto sediam o Curso de Capacitação para Museus, e no segundo semestre iniciam-se as aulas da nova turma do curso de ensino a distância “Introdução ao Trabalho em Museu”, que contará com 155 alunos.

{gallery}err{/gallery}

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo