SISEM-SP recebe inscrições para o Encontro Paulista de Museus itinerante Vale e Litoral

Postado em: 10 de outubro de 2021 | Destaques

Painéis sobre os eixos econômico, cultural, social e ambiental de sustentabilidade em museus e oficinas gratuitas integram a programação

O Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado está com inscrições abertas para o Encontro Paulista de Museus itinerante (EPMi) Vale e Litoral, que acontecerá nos dias 19 e 20 de outubro de forma totalmente on-line. Realizado em parceria com a Organização Social de Cultura ACAM Portinari, o evento é voltado à área das Representações Regionais Baixada Santista, Litoral Norte, Vale do Paraíba e Vale do Ribeira.

Os interessados em participar podem fazer sua inscrição até 17 de outubro, no link https://cem.sisemsp.org.br/. Para se inscrever, é preciso estar logado no site do SISEM-SP, ou seja, ter um perfil na Plataforma ADA. Veja o tutorial sobre como fazer o perfil de usuário.

Com atividades gratuitas baseadas na temática “Museus, Sociedade e Crise: do luto à luta”, o EPMi Vale e Litoral contará com painéis transmitidos on-line pelo canal do SISEM-SP no YouTube no primeiro dia do evento e oficinas no segundo.

As oficinas são destinadas preferencialmente aos profissionais e instituições da macrorregião atendida pelo Encontro. Como serão realizadas de forma simultânea, é importante que os participantes se inscrevam em apenas uma, pois caso haja a inscrição em mais de uma oficina, a produção do evento fará o remanejamento da pessoa para uma única atividade, podendo esta ser ou não a de sua preferência. O link de acesso será enviado para o endereço de e-mail cadastrado na Plataforma ADA.

Programação

Dia 19 de outubro – transmissão via Youtube.

9h40 às 10h – Cerimônia de abertura com Sérgio Sá Leitão (secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo), Paula Paiva Ferreira (coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo – UPPM/SEC), Davidson Kaseker (diretor do Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus – GTC/SISEM-SP) e Angelica Fabbri (diretora-executiva da Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari).

10h às 11h15 – Painel 1 – Museus e Sustentabilidade Econômica, com Alessandra Almeida – Setor de Captação de Recursos do Museu do Café / Santos e Rosa Maria Gonçalves – Requalificação do Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba / Caraguatatuba. Mediação de Welington Vilanova (Representante Regional – RR Vale do Paraíba).

11h15 às 12h30 – Painel 2 – Museus e Sustentabilidade Ambiental, com Frederico David de Souza – Programa Educativo do Museu Felícia Leirner / Campos do Jordão e Thaís Moron – Projeto de coleta de petrechos da pesca e aquicultura do Museu de Pesca / Santos. Mediação de Beatriz Massonetto (Representante Regional – RR Baixada Santista).

15h às 16h15 – Painel 3 – Museus e Sustentabilidade Social, com Diana Poepcke – Projeto de coleta colaborativa de acervo sonoro do Museu da Mantiqueira / São Bento do Sapucaí e Francine Maia – Plataforma de artesanato do Museu do Folclore / São José dos Campos. Mediação de Camila Marujo (Representante Regional – RR Litoral Norte).

16h15 às 17h30 – Painel 4 – Museus e Sustentabilidade Cultural, com Fátima Cristina – Projeto de educação patrimonial e memórias afetivas do Museu Conceição de Itanhaém / Itanhaém e Claudia Ribeiro – A nova exposição do Museu Major Novais / Cruzeiro. Mediação de Hawiza Banheza (Representante Regional – RR Litoral Norte).

17h30 – Encerramento e considerações finais, com Davidson Kaseker (diretor do Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus – GTC/SISEM-SP).

Dia 20 de outubro – transmissão por meio do Google Meet.

As oficinas do segundo dia do evento serão realizadas das 10h às 12h e das 14h às 17h. Os inscritos receberão o link de acesso no endereço de e-mail cadastrado na Plataforma ADA.

Oficina 1 – “CEM-SP: Preenchimento de Instrumento de Qualificação Cadastral (IQC) Básico”, ministrada por Ana Carolina Xavier e Otávio Balaguer, da equipe ACAM Portinari de Apoio ao SISEM-SP.

A atividade tem por objetivo apresentar a Plataforma ADA aos profissionais de museus que queiram iniciar ou concluir o preenchimento de um IQC Básico, submetendo sua instituição ao cadastramento no Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP).

As ações propostas demonstrarão as características técnicas do sistema e oferecerão dicas de preenchimento, salientando a autonomia e especificidade das instituições cadastrantes e seus profissionais. Para referenciar o processo, o Museu Histórico e Pedagógico Conselheiro Rodrigues Alves (Guaratinguetá) foi a instituição laboratório selecionada com base em sua estrutura administrativa e tipologia de acervos.

Oficina 2 – “CEM-SP: Preenchimento de Instrumento de Qualificação Cadastral (IQC) Básico”, ministrada por Barbara Paulote e Michael Argento, da equipe ACAM Portinari de Apoio ao SISEM-SP.

Apresentar a Plataforma ADA a profissionais de museus que queiram iniciar ou concluir o preenchimento de um Instrumento de Qualificação Cadastral Básico, submetendo sua instituição ao cadastramento no CEM-SP também é o objetivo dessa oficina.

As atividades demonstrarão as características técnicas do sistema e oferecerão dicas de preenchimento, destacando a autonomia e especificidade das instituições cadastrantes e seus profissionais. A instituição laboratório selecionada para a oficina foi o Museu da Imagem e do Som de Santos

Oficina 3 – “Diagnóstico Situacional e Desenvolvimento Institucional”, ministrada por Davidson Kaseker e Luiz Palma (GTC/SISEM-SP).

Na oficina, os participantes aprenderão e testarão os conceitos básicos do Planejamento Estratégico Situacional (PES). Trata-se de uma oficina de aprendizagem mútua aberta à criatividade. Com a participação dos presentes, serão elencados problemas afetos às várias dimensões de gestão de um museu. Com o problema que o grupo julgar o mais importante e prioritário, os ministrantes da oficina descreverão suas causas e consequências, apontando caminhos possíveis para a mitigação ou superação.

Fonte: SISEM-SP

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo