SISEM-SP realiza programa de modernização em museus da Baixada Santista

Postado em: 24 de agosto de 2012 | Notícias
Até o fim de 2012, os equipamentos museológicos da região recebem consultoria para o desenvolvimento de um plano de comunicação institucional
 
O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), por meio da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), tem promovido ações para a requalificação dos museus de pequeno porte do Estado de São Paulo. Nesta primeira fase, a Baixada Santista foi contemplada com a realização do “Programa de Modernização de Museus Paulistas”.  
 
A ação visa o desenvolvimento de um plano de comunicação institucional, que sirva como documento orientador das práticas de difusão, identifique as necessidades de materiais de divulgação e potencialize o diálogo dos museus com seus públicos. 
 
Para estruturar o projeto, o SISEM-SP promove encontros mensais com os representantes dos museus envolvidos. Em agosto, também foram realizadas visitas técnicas e um levantamento das principais dificuldades comunicacionais das instituições. A expectativa é de que ao fim do Programa seja elaborado um plano de comunicação institucional aplicado ao cenário dos museus na baixada santista, com indicação de peças de comunicação impressa que potencializem a comunicação entre os museus e seus públicos.
 
Segundo a diretora do SISEM-SP, Renata Motta, uma das possibilidades de projetos como este é promover consultorias em setores técnicos específicos nos museus paulistas. “A estruturação de um plano de comunicação eficiente é fundamental para a propagação dos acervos e que o público se aproxime ainda mais dos museus, e assim cumpra sua missão”, explica.
 
Participam da ação a Pinacoteca Benedito Calixto, o Museu da Pesca, o Memorial das Conquistas, o Museu do Porto, o Museu do Mar, e o Museu Marítimo, localizados em Santos, a Casa Martim Afonso, em São Vicente, e o Museu da Cidade/Galeria Nilton Zanotti, em Praia Grande.
 
Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo