SISEM-SP realizou oficina “Introdução a pequenos reparos em livros e documentos” na Casa da Cultura e Itapira

Postado em: 16 de dezembro de 2019 | Destaques

A Casa da Cultura João Torrecillas Filho, em Itapira (SP) recebeu a oficina “Introdução a Pequenos Reparos em Livros e Documentos”, dia 20 de dezembro, a partir das 9h30, na Casa da Cultura João Torrecillas Filho, em Itapira (SP).

Realizado pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em parceria com a Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, o projeto teve como objetivo preparar os participantes para intervir adequadamente na estabilização dos danos em livros e documentos. Na atividade foram apresentados elementos básicos sobre a utilização do papel japonês e os tipos de colas usadas para o trabalho de restauro. Houve também uma introdução sobre procedimentos recomendados nos casos de acervos documentais danificados por água. 

A oficina foi ministrada por Marlene Lakyformada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP), e em Conservação e Restauro pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (SENAI-SP). A profissional coordenou diversas oficinas sobre salvaguarda de livros em instituições como ECA-USP, Casa das Rosas e Casa Guilherme de Almeida, museu onde atua como técnica em preservação de títulos.

Foram disponibilizadas 20 vagas, com participação gratuita.

SERVIÇO

Oficina Introdução a Pequenos Reparos em Livros e Documentos

Dia 20, das 9h30 às 12h e das 13h às 16h30

Casa da Cultura “João Torrecillas Filho”

Rua Rui Barbosa, 750, Centro – Itapira /SP

20 vagas

Gratuito

Fonte: SISEM-SP

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo