SISEM-SP realiza o webinário Política de Sustentabilidade em Museus: estudo de casos

Inscrições podem ser feitas até 14 de setembro

Em 15 de setembro, das 9h30 às 11h30, acontecerá o webinário Política de Sustentabilidade em Museus: estudo de casos, realizado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM), por meio do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado. Para participar, é preciso se inscrever gratuitamente até 14 de setembro, clicando aqui.

O encontro virtual dará continuidade às atividades do Grupo de Trabalho (GT) de Sustentabilidade em Museus e trará dois estudos de caso que focam na aplicação das políticas de sustentabilidade no cotidiano da gestão das instituições.

O diretor do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP (GTC SISEM-SP), Davidson Kaseker falará sobre a experiência do Museu Nacional de Arte da Catalunha e o estudo de caso da Organização Social de Cultura ACAM Portinari será apresentado por sua diretora-executiva Angelica Fabbri e pela bióloga e museóloga Elizabeth Zolcsak.

O intuito é demonstrar nas práticas de gestão dos museus a adoção de processos e ações de sustentabilidade em consonância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU).

Durante o webinário, também será compartilhado o cronograma de atividades do GT de Sustentabilidade, constituído no início de 2021, com a participação de voluntários de diferentes setores da área museológica para debater e propor uma Política Setorial de Museus e Sustentabilidade.

As diretrizes desta política, voltada para a orientação dos museus paulistas, está em fase final de sistematização e, nos meses de outubro e dezembro próximos, deverá ser submetida à Consulta Pública para, em seguida, ser oficializada, tornando-se um marco para as políticas públicas do estado para o campo dos museus.

A organização do evento espera a participação maciça do público-alvo do encontro, que são os membros do GT de Sustentabilidade em Museus, membros do Conselho de Orientação do Sistema Estadual de Museus (COSISEM), representantes regionais, diretores das Organizações Sociais de Cultura e profissionais indicados por eles.

O link de participação será enviado um dia antes do evento para o e-mail dos inscritos.

Fonte: SISEM-SP