SISEM-SP realiza live sobre gestão de comunicação institucional

Atividade gratuita será transmitida pelo canal do SISEM-SP no Youtube em 09 de setembro

Às 15h do dia 09 de setembro, o Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, realiza o encontro virtual gratuito “Gestão de Comunicação Institucional: a experiência do SISEM-SP”.

A live será transmitida no canal do SISEM-SP no Youtube e contará com a participação de Maria do Carmo Esteves, comunicóloga com especialização em relações públicas, que falará sobre o Plano de Comunicação Institucional para Museus de Pequeno Porte e o Plano de Comunicação do SISEM-SP. Atualmente, dentre outras atividades, ela atua como consultora da Casa da Memória Italiana (Ribeirão Preto-SP) e do Museu da Cana (Pontal-SP).  Em seguida, Michael Argento, da equipe técnica da ACAM Portinari, versará sobre a gestão dos indicadores. Davidson Kaseker, diretor do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP (GTC/SISEM-SP), além da apresentação e mediação do evento on-line, discorrerá sobre a política de comunicação institucional a partir das perspectivas museais com base na experiência do SISEM-SP. A participação do público será por meio de questões encaminhadas pelo chat da plataforma.

Participantes

Maria do Carmo Esteves – Comunicóloga com especialização em relações públicas pela ECA/USP e gestão cultural pelo CPF/SESC. Trinta anos de atuação nas diversas áreas da comunicação, exercendo funções como agência, cliente e fornecedora para multinacionais com operações no Brasil. Nos últimos dez anos, tem orientado sua atuação para implementação de projetos de comunicação na área de cultura com ênfase no segmento museológico. Foi responsável pela formatação e implementação do Plano de Comunicação Institucional dos Museus da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, administrados pela Organização Social de Cultura ACAM Portinari – Museu Casa de Portinari, Museu Índia Vanuíre e Museu Felícia Leirner –, no período de 2009 a 2016. Desenvolveu para o Sistema Estadual de Museus de São Paulo o “Plano de Comunicação Institucional para Museus de Pequeno Porte” (2012), o “Plano de Comunicação Museus em Rede” (2013) e o “Plano de Comunicação do SISEM/SP” (2016). Criou e implementou os projetos de relações públicas “Orla Cultural”, direcionado aos museus da Baixada Santista, e “Trilha Cultural”, na cidade de Taubaté, realizados também em parceria entre o SISEM/SP e a ACAM Portinari. Atualmente, atua como consultora da Casa da Memória Italiana e do Museu da Cana e se dedica à gestão de projetos museológicos, onde a comunicação institucional é tratada como diferencial.

Michael Argento – É Bacharel e Licenciado em História pela Universidade de São Paulo (2013) e técnico em Museologia pelo Centro Paula Souza (2009). Atuou no serviço educativo do Museu da Energia de São Paulo entre 2010 e 2013, assumindo a coordenação da instituição até outubro de 2014. Atualmente, exerce a função de Assistente de Ações Técnicas na Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari/ACAM Portinari.

Davidson Panis Kaseker – É Mestre em Museologia pelo PPGMUS-USP (2014), é graduado em Letras pela FFLCH-USP (1983). Tem especialização em Administração pela FAAP – Faculdades Armando Álvares Penteado, em Turismo pela UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina/MinTur e em Gestão de Políticas Culturais pelo Itaú Cultural/Universidade de Girona (ES). Desde junho de 2013, atua na direção do Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), responsável pela elaboração e implantação do Cadastro Estadual de Museus de São Paulo (CEM-SP) e também como membro do Conselho de Orientação do SISEM-SP. Desde 2019 é membro do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo.

SERVIÇO

Live “Gestão de Comunicação Institucional: a experiência do SISEM-SP”

Dia 09/09, às 15h

Participe acessando canal do SISEM-SP no Youtube

Gratuito

Fonte: SISEM-SP