SISEM-SP realiza exposição ‘Nhenhenhém – Indígenas do Vale’ em Redenção da Serra

Baseada em estudos históricos e antropológicos, a mostra é sobre os primeiros habitantes da região do Vale do Paraíba antes da chegada dos portugueses; a entrada é gratuita 
 
Redenção da Serra (SP) recebe até 30 de junho, uma exposição sobre as primeiras culturas que ocuparam o Vale do Paraíba até a chegada dos portugueses. Com realização da Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), em parceria com a ACAM Portinari e a prefeitura, a mostra ficará na Antiga Igreja Matriz Santa Cruz. A itinerância integra a programação comemorativa aos 152 anos da cidade. 
 
Idealizada pelo Museu de Antropologia do Vale do Paraíba, a exposição “Nhenhenhém – Indígenas do Vale” foi produzida com base em estudos históricos e antropológicos. O trabalho procura ampliar a percepção do tema através das linguagens da arte contemporânea. Deste modo, os visitantes poderão conhecer dados e fatos históricos relacionados o início do Vale e pensar sobre questões de sua história e identidade. 
 
A palavra “nhenhenhém” é originada do verbo Tupi “nhe’eng” (falar, piar). É usada costumeiramente na forma de “vamos deixar de nhenhenhém”, um recurso de linguagem brasileiríssimo, com significado de resmungo, replicação indelicada, insistente e teimosa. 
 
Com curadoria de Célia Barros, produção de Paulo Pacini e entrada gratuita, a mostra pode ser vista de segunda a  sábado, das 9h às 11h e das 13h às 16h. Antiga Igreja Matriz Santa Cruz fica na praça Capitão Alvim, s/nº, Cidade Velha. Mais informações, pelo telefone (12) 3676-1346/3676-1282. 
 
A exposição faz parte das ações itinerantes do SISEM-SP que buscam levar a outros públicos, do interior e litoral, conteúdo artístico e cultural antes apenas encontrado na capital.
 
Serviço:
Exposição “Nhenhenhém – Indígenas do Vale” 
Período: até 30/6/2012
Local: Antiga Igreja Matriz Santa Cruz (praça Capitão Alvim, s/nº, Cidade Velha – Redenção da Serra/SP) 
Horário: de segunda a sábado, das 9h às 11 e das 13h às 16h
Informações: (12) 3676-1346/3676-1282
Entrada: gratuita