Painéis sobre os eixos econômico, cultural, social e ambiental de sustentabilidade em museus e oficinas gratuitas integram a programação
Começou o maior evento itinerante do setor museal paulista. Nos dias 28 e 29 de setembro, o Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa realiza o Encontro Paulista de Museus itinerante Metropolitanas, que engloba a área das Representações Regionais ABCD, Alto Tietê, Capital, Campinas, Circuito das Águas, Oeste SP e Piracicaba.
Realizado em parceria com a Organização Social de Cultura ACAM Portinari, todos os painéis e oficinas gratuitas acontecerão de forma on-line, sob a temática “Museus, sociedade e crise: do luto à luta”.
A programação do primeiro dia traz painéis sobre os eixos econômico, cultural, social e ambiental de sustentabilidade em museus e serão transmitidos pelo canal do SISEM-SP no Youtube. O segundo dia é voltado a oficinas destinadas aos profissionais de museus que se inscreveram previamente.
Programação
Painéis – dia 28 de setembro – transmissão via Youtube.
9h40 às 10h – Cerimônia de abertura com Sérgio Sá Leitão (secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo), Paula Paiva Ferreira (coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo – UPPM/SEC), Davidson Kaseker (diretor do Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus – GTC/SISEM-SP) e Angelica Fabbri (diretora-executiva da Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari).
10h às 11h15 – Painel 1 – Museus e Sustentabilidade Econômica, com Adriana Azzolino – Programa de Parcerias do Museu Major Levy Sobrinho e André Serradas – Desenvolvimento de indicadores para museus – EGIDA-USP/São Paulo. Mediação de Marcos Terra (Representante Regional – RR Capital).
11h15 às 12h30 – Painel 2 – Museus e Sustentabilidade Ambiental, com Fernando Maia – Roteiros de Visita do Museu da Energia de Salesópolis e Marco Cesar Cunha da Silva – Projeto Pimenteiros e Pimenteiras do Vermelhão / Guarulhos. Mediação de Júnior Simão (Chefe da seção de Museus da Prefeitura Municipal de Itapira).
15h às 16h15 – Painel 3 – Museus e Sustentabilidade Social, com Viviane Wermelinger – Projeto Meninas e #MuseusPelaVida no Museu de Arqueologia e Etnologia da USP / São Paulo e Marcos Terra – Programa Multiplicação do Museu da Pessoa / São Paulo. Mediação de Monica Iafrate (Representante Regional – RR ABCD).
16h15 às 17h30 – Painel 4 – Museus e Sustentabilidade Cultural, com Cleiton Ferreira – Museu Territorial de Interesse da Cultura e da Paisagem Tekoa Jopo’i / São Paulo e Alessandra Ribeiro – Jongo do Dito Ribeiro na Casa de Cultura Fazenda Roseira / Campinas. Mediação de Adriana Barão (Representante Regional – RR Campinas).
Oficinas – dia 29 de setembro – transmissão por meio do Google Meet.
As oficinas do segundo dia do evento serão realizadas das 10h às 12h e das 14h às 17h. Os inscritos receberão o link de acesso no endereço de e-mail cadastrado na Plataforma ADA.
Oficina 1 – “CEM-SP: Preenchimento de Instrumento de Qualificação Cadastral (IQC) Básico”, ministrado por Ana Carolina Xavier e Otávio Balaguer, da equipe ACAM Portinari de Apoio ao SISEM-SP.
A atividade tem por objetivo apresentar a Plataforma ADA aos profissionais de museus que queiram iniciar ou concluir o preenchimento de um IQC Básico, submetendo sua instituição ao cadastramento no Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP).
As ações propostas demonstrarão as características técnicas do sistema e oferecerão dicas de preenchimento, salientando a autonomia e especificidade das instituições cadastrantes e seus profissionais. Para referenciar o processo, o Centro Cultural Martha Watts (Piracicaba) foi a instituição laboratório selecionada com base em sua estrutura administrativa e tipologia de acervos.
Oficina 2 – “CEM-SP: Preenchimento de Instrumento de Qualificação Cadastral (IQC) Básico”, ministrado por Barbara Paulote e Michael Argento, da equipe ACAM Portinari de Apoio ao SISEM-SP.
Apresentar a Plataforma ADA a profissionais de museus que queiram iniciar ou concluir o preenchimento de um Instrumento de Qualificação Cadastral Básico, submetendo sua instituição ao cadastramento no CEM-SP também é o objetivo dessa oficina.
As atividades demonstrarão as características técnicas do sistema e oferecerão dicas de preenchimento, destacando a autonomia e especificidade das instituições cadastrantes e seus profissionais. A instituição laboratório selecionada para a oficina foi o Museu da Cidade (Campinas).
Oficina 3 – “Diagnóstico Situacional e Desenvolvimento Institucional”, será ministrada por Davidson Kaseker e Luiz Palma (GTC/SISEM-SP).
Durante a atividade, os participantes irão aprender e testar os conceitos básicos do Planejamento Estratégico Situacional (PES). Trata-se de uma oficina de aprendizagem mútua aberta à criatividade. Com a participação dos presentes, serão elencados problemas afetos às várias dimensões de gestão de um museu. Com o problema que o grupo julgar o mais importante e prioritário, os ministrantes da oficina descreverão suas causas e consequências, apontando caminhos possíveis para a mitigação ou superação. A atividade é aberta a profissionais, pesquisadores e estudantes de museus, preferencialmente, da região abrangida pelo evento.
EPMis de 2021
No primeiro semestre, foram realizadas duas edições do Encontro Paulista de Museus itinerante.
O EPMi Oeste aconteceu nos dias 25 e 26 de maio, com as RRs de Bauru, Itapeva, Presidente Prudente, Sorocaba, Tupã e Marília e Vale do Paranapanema. Em 15 e 16 de junho, foi realizado o EPMi Centro, englobando as RRs Barretos, Central, Franca, Noroeste, São José do Rio Pardo, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto. O último encontro do ano será o EPMi Vale e Litoral, voltado às RRs Baixada Santista, Litoral Norte, Vale do Paraíba e Vale do Ribeira, nos dias 19 e 20 de outubro.
Fonte: SISEM-SP