SISEM-SP realiza a live Museus no agora: conhecendo públicos virtuais pela Plataforma ADA

Encontro no Youtube abordará a nova funcionalidade do Cadastro Estadual de Museus

No dia 23 de junho, às 14h30, o Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, realizará em seu canal no Youtube, a live “Museus no agora: conhecendo públicos virtuais pela Plataforma ADA”. O encontro apresentará mais um indicador a ser preenchido pelas instituições inscritas no Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP): a atualização dos números de público virtual.

Com a intensificação da oferta de programação em ambiente virtual disponibilizada pelos museus em virtude da pandemia de Covid-19, fomentou-se ainda mais a necessidade de adotar novos procedimentos de contabilização de público na plataforma do CEM-SP.

Os dados de público virtual permitirão aos museus acompanharem a evolução de seus públicos e, a partir daí, desenvolverem projetos com o intuito de atraírem novos visitantes on-line. Os números também são importantes para que o SISEM-SP desenvolva políticas para ampliação e diversificação de públicos virtuais.

A partir de agora, os museus podem inserir informações de público virtual do Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e websites oficiais.

“Essa já era uma demanda anterior ao período da pandemia, que foi intensificada com o fechamento das instituições e a suspensão de atividades presenciais. Esse cenário acelerou a busca por indicadores adequados para dar conta da heterogeneidade de situações que envolvem a presença virtual dos museus nas distintas midias”, diz Davidson Kaseker, diretor do Grupo Técnico de Coordenação (GTC) do SISEM-SP.

A live será conduzida por Kaseker e por Michael Lopes Argento (assistente de Ações Técnicas da ACAM Portinari) que, além de apresentarem a nova funcionalidade do CEM-SP e como proceder com o preenchimento dos dados na plataforma ADA, detalharão cada um dos indicadores e suas respectivas importâncias na análise geral de público virtual para as instituições, entre outros assuntos relativos ao tema.

SERVIÇO

Live Museus no agora: conhecendo públicos virtuais pela Plataforma ADA

Data: 23 de junho

Horário: às 14h30

Local: Canal do SISEM-SP no Youtube

Fonte: SISEM-SP