SISEM-SP realizou 17º Encontro de Representantes Regionais na Secretaria de Cultura

Balanço das ações anuais e Cadastro Estadual de Museus foram assuntos abordados

Integrantes das 24 Representações Regionais do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo se reuniram nos dias 16 e 17 de dezembro, na Secretaria da Cultura, para a 17ª edição do Encontro de Representantes Regionais (17ERR).

Uma série de temas e assuntos foram abordados nos dois dias de evento, entre eles, o balanço anual das ações do SISEM-SP, com enfoque na articulação e comunicação dos museus. No primeiro dia, fizeram parte das atividades do período da manhã a avaliação do ciclo EPMi, proposta para EPM 2020, avaliação do edital de chamamento público de propostas de exposições itinerantes da ACAM Portinari e avaliação da campanha Sonhar o Mundo, entre outras.

No período da tarde, foram realizadas conversas temáticas. A primeira foi “O fluxo de comunicação: das representações regionais para os canais do SISEM-SP”. A segunda conversa foi sobre o Cadastro Estadual de Museus de São Paulo (CEM-SP). Percepção da adesão das instituições ao CEM-SP em cada região, ativações realizadas pelas representações regionais e o encaminhamento de ações do SISEM-SP para as instituições cadastradas integraram a pauta discutida.

Após o intervalo, o balanço das ações do SISEM-SP se focou no Fomento, que se tratava da avaliação das representações regionais sobre o atual formato do edital PROAC Museus e Arquivos, abordando entre outras questões, a pontuação para os museus cadastrados.

No dia 17, a agenda do evento começou com o balanço das ações do SISEM-SP sob a ótica da Formação, abordando assuntos como Curso Técnico de Museologia, curso EAD, ASTECAs etc. Em seguida, o tema abordado foram as perspectivas para 2020: cenário orçamentário e horizonte de ações.

“Os Encontros de Representantes Regionais são essenciais para o planejamento anual de ações do SISEM-SP. Para que o sistema continue atuando com capilaridade e de forma alinhada com as demandas de todas as regiões do Estado, é crucial a manutenção de um encontro como esse que possibilita a participação direta dos representantes regionais na  avaliação das ações e a discussão de ideias e propostas para a qualificação e fortalecimento dos museus paulistas”, disse o diretor do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP, Davidson Kaseker.

Fonte: SISEM-SP