SISEM-SP promove VII Encontro de Representantes Regionais

Evento reuniu na última semana, em São Paulo, os coordenadores das 15 Regiões Administrativas do Estado e profissionais da área museológica

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria de Estado da Cultura, promoveu na última semana (24 e 25/3), em São Paulo, o VII Encontro de Representantes Regionais do SISEM-SP. O evento contou com a participação dos coordenadores das 15 Regiões Administrativas (RAs) do Estado, da equipe do SISEM-SP e importantes nomes da museologia, entre eles a diretora executiva da Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari, Angelica Fabbri, o diretor do Museu da Língua Portuguesa, Antônio Carlos Sartini, a vice-presidente do Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus (Icom), Adriana Mortara e a vice-presidente do Conselho Regional de Museologia (COREM- 4ª Região), Amanda Tojal.

Na ocasião, foram discutidas questões referentes ao papel das representações regionais durante os anos de 2012 e 2013. Também foi formulada uma proposta de retificação para aprimoramento das políticas estaduais de museus. Os debates participativos tiveram como base os eixos do plano nacional de cultura e setorial de museus.

De acordo com Davidson Kaseker, diretor do SISEM-SP, “dentre outros temas específicos voltados para a articulação dos museus paulistas em cada uma das regiões administrativas do Estado, o 7º ERR foi mais uma oportunidade de debater os subsídios que irão pautar as discussões futuras sobre o documento-base da Política Estadual de Museus, a se realizar no 7º Encontro Paulista de Museus, dias 2, 3 e 4 de junho próximo”.

A programação teve abertura com a apresentação da Fundação Bienal de São Paulo, parceira do Sistema em cursos de ação educativa. Em seguida, o público participou de uma conversa sobre o projeto “Curadoria Coletiva na RA Sorocaba”, com a equipe do grupo Homens de Saia. Também ocorreu um debate sobre o Edital ProAC/SISEM-SP, com Antonieta Derktigil, coordenadora da área de editais da Secretaria de Estado da Cultura.

Já no segundo dia (25), as atividades prosseguiram com uma discussão sobre os subsídios para a política estadual de museus. Para o bate-papo, os representantes dividiram-se em quatro grupos: “Gestão e Institucionalidade da Cultura”, “Produção Simbólica e Diversidade Cultural”, “Cultura, Cidade e Cidadania”, “Cultura e Desenvolvimento Sustentável e Economia Criativa”.

O cenário das representações regionais em 2014, o Encontro Paulista de Museus, o balanço e as perspectivas do trabalho dos representantes também foram abordados no evento.

RR2

RR1