SISEM-SP promove reuniões regionais no Estado

Encontros têm como objetivo fortalecer a articulação e preparar estratégias de atuação das instituições e do Sistema

Em março, o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria de Estado da Cultura, promove encontros nas regiões administrativas (RAs) de Franca (13/3), Campinas (14/3), São José do Rio Preto (14/3), São Paulo (18/3), Ribeirão Preto (19/3) e Bauru (20/3). As reuniões têm como principal objetivo fortalecer a articulação dos museus e preparar estratégias de atuação das instituições e do Sistema.

Para Davidson Kaseker, diretor do SISEM-SP, os encontros, que estão sendo articulados em todas as regiões administrativas do Estado, são fundamentais para discutir e identificar as prioridades de cada localidade, além de auxiliar na definição das ações ao longo do ano. “O nosso desafio é equilibrar as programações para que elas contemplem todas as regiões do Estado, aliando as demandas regionais com a nossa capacidade de ação”, completa.

Na quarta-feira (13/3), será realizada a reunião da RA de Franca, no Museu José Chiachiri (Rua Campos Salles, nº 2010, Centro). Na abertura, das 9h às 13h, será realizada a palestra “Conservação Preventiva”, ministrada pelo analista em museologia do Museu do Café, Fernando Rocha. Na sequência, ocorre a entrega de uma obra do artista plástico Luiz Schirato, doada à coleção “Ícones da Pintura Francana”. Já a reunião com os dirigentes municipais está prevista para às 14h30.

Em São Pedro, no dia 14 de março (sexta-feira), das 13h30 às 16h30, no Museu Gustavo Teixeira (Rua Joaquim Teixeira de Toledo, nº 524, Centro), ocorre o encontro da RA de Campinas. Na mesma data, em São José do Rio Preto, acontece a edição local do evento, a partir das 13h30, no Centro Cultural Professor Daud José Simão – Prédio da Biblioteca Municipal (Praça Jornalista Leonardo Gomes, nº1, Centro).

Já a região metropolitana se reúne na capital, no dia 18 de março (terça-feira), das 14h às 17h, no Palácio da Justiça do Tribunal de Justiça de São Paulo (Praça Clóvis Bevilacqua, s/nº, Centro). O evento contará com a participação de Antonieta Dertkigil, diretora do ProAC-Editais, que ministrará uma palestra sobre o edital destinado aos museus.

Na quarta-feira (19/3), no Museu Nacional do Açúcar e do Álcool (Fazenda Engenho Central), em Pontal, das 14h às 17h, é a vez dos colaboradores dos municípios da RA de Ribeirão Preto discutirem e proporem ações com o propósito de qualificar, aperfeiçoar e fortalecer os espaços museológicos.

No dia 20 de março (quinta-feira), a partir das 14h, no auditório do Museu Ferroviário Regional de Bauru (Rua 1º de Agosto, Quadra 1 Centro ), acontece o encontro da RA de Bauru.

Logo sisem 300x230