SISEM-SP promove encontro em Avaré (SP)

foto para destaque

Durante a ação, os participantes tiveram uma palestra com Antonio Carlos de Moraes Sartini, diretor do Museu da Língua Portuguesa

No último dia 6 de novembro, o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria de Estado da Cultura, por meio de sua representação local, realizou um encontro em Avaré (SP) para discutir diretrizes e ações voltadas para a área de museus na região administrativa de Sorocaba. Durante o evento, nas Oficinas Culturais José Reis Filho, foi oferecida uma palestra gratuita, com a parceria do Museu da Língua Portuguesa. 

A reunião, destinada aos profissionais da área museológica e interessados, teve início às 9h, com a apresentação das instituições locais, elaboração de propostas da região, o resultado das reuniões dos Representantes Regionais e discussão da agenda de 2014. Na sequência, os participantes visitaram os museus Históricos e do Automóvel. Na região de Sorocaba, existem 34 instituições, em 21 municípios.

Na parte da tarde, às 14h, aconteceu a palestra “Museus e Comunidade, um Caminho de Mão Dupla”. Ministrada por Antonio Carlos de Moraes Sartini, diretor do Museu da Língua Portuguesa, a atividade abordou a nova postura dos museus, que nas últimas décadas passaram de espaços fechados, destinados a pesquisadores, para espaços dinâmicos e em constante diálogo com a sociedade. Na atividade, também foram contempladas as ações que podem e devem ser adotadas a partir das especificidades das comunidades em que as instituições estão inseridas.