SISEM-SP participa de nova edição da Revista Ferrovia

A histórica Revista Ferrovia teve sua edição de número 174 lançada nesta terça-feira, em cerimônia na Sala São Paulo, com a presença de autoridades públicas do Estado e da cidade de São Paulo. Publicada pela Associação dos Engenheiros da Estrada de Ferro Santos a Jundiaí (AEEFSJ), o lançamento destacou os 150 anos da Companhia Paulista de Estradas de Ferro.

A Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM) e o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instâncias da Secretaria da Cultura do Estado, foram representados na celebração nas figuras de Regina Ponte, coordenadora da UPPM, e Davidson Kaseker, diretor do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP.

Kaseker inclusive participou da publicação, com o artigo “A memória ferroviária em rede”. Confira:

Download “KASEKER, David. A memória ferroviária em rede” Kaseker_Davidson_A_memória_ferroviária_em_rede.pdf – Baixado 165 vezes – 83 KB

A revista

A primeira edição da Revista Ferrovia foi de 1935, e foi a fonte inspiradora para a fundação da Associação dos Engenheiros da Estrada de Ferro Santos a Jundiaí – AEEFSJ, em 18 de Maio de 1954.

Desde a sua criação, a Revista Ferrovia vem contribuindo para a memória e desenvolvimento do transporte sobre trilhos, defendendo a preservação do patrimônio Ferroviário, a sua história, e trabalhando para o aperfeiçoamento e a técnica ferroviária.

A Revista Ferrovia foi publicada até 1997. Em março/2010 foi relançada comercialmente, tendo sua distribuição voltada à todos os interessados do setor de transportes sobre trilhos, sempre mantendo o foco voltado ao desenvolvimento e a técnica, e nunca esquecendo a sua história adquirida através desses anos.

Fonte: AEEFSJ e SISEM-SP