SISEM-SP participa de encontro museológico na Colômbia

Postado em: 29 de maio de 2018 | Destaques

Evento no Museo Colonial, em Bogotá, reúne especialistas de cinco países sul-americanos

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, participa, nos dias 30 e 31 de maio, no Museo Colonial, em Bogotá, Colômbia, do “Encuentro Regional de Políticas Públicas em Museos”. A organização é das unidades da Colômbia e Peru do Conselho Internacional de Museus (ICOM).

Logo no primeiro dia do evento, o diretor do Grupo Técnico de Coordenação (GTC) do SISEM-SP, Davidson Kaseker, realiza a palestra “CEM-SP: Uma construção colaborativa” – que apresentará detalhes sobre a elaboração e implantação do Cadastro Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP).

“Para nós do SISEM-SP, o convite para participação do evento representa a oportunidade de compartilhar com os demais países sul-americanos todo o processo de construção do Cadastro, um de nossos trabalhos mais complexos e significativos – e o reconhecimento da relevância do CEM-SP no cenário de políticas públicas para o setor museológico”, argumenta Kaseker.

Além do Brasil e do país sede, participam do encontro Chile, Equador e Peru. O objetivo é construir um panorama amplo e comparativo das políticas públicas voltadas aos museus.

Assim, de acordo com os organizadores, busca-se abrir um espaço de debate que permita ampliar a reflexão sobre as suposições ideológicas e as ferramentas metodológicas, técnicas e orçamentais a partir das quais são organizadas ações, em nível nacional e regional, para o setor museológico – de maneira a avançar no processo de participação de diferentes agentes interessados.

O encontro tem a parceria da Facultad de Estudios del Patrimonio de la Universidad Externado de Colombia, la Maestría em Museología y Gestión del Patrimonio de la Universidad Nacional de Colombia e do ICOM.

SERVIÇO

“Encuentro Regional de Políticas Públicas em Museos”
Onde: Museo Colonial – Bogotá, Colômbia
Quando: 30 e 31 de maio
Informações: http://network.icom.museum/icom-colombia/
Contato: icom.colombia@gmail.com

Fonte: ICOM e SISEM-SP

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo