SISEM-SP participa da 1ª Semana de Museus de Penápolis

MUSEU DO FOLCLORE
Foto: Divulgação / Museu Municipal do Folclore de Penápolis

Instância promove duas palestras gratuitas voltadas aos profissionais de instituições culturais nos dias 19 e 21 de agosto

O Sistema Estadual de Museus, instância ligada à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, participará, da programação da 1ª Semana de Museus de Penápolis, oferecendo duas palestras, nos dias 19 e 21 de agosto, ambas, às 14h. Uma delas terá a parceria do Museu Afro Brasil e abordará as ações implementadas no equipamento da capital paulista para alcançar efeitos positivos. As programações gratuitas são voltadas aos profissionais da área cultural.

Ministrada pela coordenadora de Desenvolvimento Institucional no Museu Afro Brasil, Natalia Moriyama, no dia 19 de agosto, a palestra mostrará a importância do planejamento de ações destinadas ao desenvolvimento e a comunicação institucional. Também serão apresentados assuntos referentes à mensuração de resultados como a Pesquisa de Perfil e Satisfação de Público, o poder das Relações Institucionais e consequente formas de captação de recursos financeiros e não financeiros, aumentando e qualificando o público físico e virtual do museu.

No dia 21 de agosto, a atividade “Um Roteiro para (re)Criação do Museu”, conduzida pelo diretor do SISEM-SP, Davidson Kaseker, propõe apresentar uma breve síntese da trajetória dos museus de suas origens até os dias atuais, refletindo sobre o papel do museu como veículo e instrumento de administração da memória e do patrimônio cultural no mundo contemporâneo, para depois explicitar passo a passo as providências cabíveis para a criação de museus ou mesmo a sua requalificação se ele já existir.

A 1ª Semana de Museus de Penápolis, realizada pela Prefeitura local por meio do Museu do Folclore, acontece de 18 a 24 de agosto, com oficinas, shows, palestras e eventos culturais. Para conhecer a programação completa, acesse: 

Facebook/Museu Municipal do Folclore de Penápolis

Serviço:
Local: Museu de Folclore de Penápolis (Praça 9 de julho, s/nº, Centro – Penápolis/SP)
Horário: das 14h às 17h
Inscrições: mhp.pen@ig.com.br ou (18) 3652-5568
Vagas: 30 (para cada)