SISEM-SP oferece acesso ao Programa de Assessoramento aos Museus via site

Postado em: 30 de março de 2023 | Notícias

No site do SISEM-SP os gestores e demais profissionais de instituições museológicas encontram orientações técnicas a partir do Programa de Assessoramento aos Museus Paulistas. Pelo canal são encaminhadas desde questões complexas até dúvidas cotidianas das equipes dos museus. O intuito é fortalecer o trabalho dos espaços museológicos de São Paulo, fornecendo subsídios necessários para a melhoria da gestão.

Gestão e Governança, Salvaguarda de Acervo e, também, Comunicação e Serviços ao Público são as três linhas de atuação do Programa. Assim, as orientações giram em torno de aspectos como a concepção de inventário de acervos, documentação museológica, conservação preventiva, segurança e comunicação institucional. Também são contempladas informações sobre implementação de museus e a criação de plano museológico. Em todos os casos o SISEM-SP realiza o acompanhamento das demandas do início ao fim.

Para solicitar as orientações é preciso acessar o menu “Assessoramento” presente aqui no site do SISEM-SP e preencher o formulário. O SISEM-SP retornará o contato em aproximadamente uma semana, quando o processo é iniciado.

Os atendimentos podem ser via e-mail, mas também há possibilidade de marcar reuniões virtuais ou presenciais de acordo com a complexidade do caso. Em geral, a equipe do SISEM-SP realiza encontros in loco quando os questionamentos envolvem, por exemplo, reformulação museológica e questões prediais.

O atendimento costuma se estender por uma semana, enquanto casos complexos podem se prolongar por até quatro meses. Mais informações, assim como o formulário, podem ser encontradas aqui.

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo