SISEM-SP leva mostra do Museu do Café a Votuporanga

Em cartaz a partir do dia 7/11, a exposição contextualiza a influência dos cafeicultores para a realização da Semana de Arte de 1922 
 
A Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), em parceria com a Prefeitura de Votuporanga, apresenta, a partir de 7 de novembro (quarta-feira), no Museu Municipal Edward Coruripe Costa, a itinerância “Paulo Prado, a Oligarquia Cafeeira na Semana de Arte Moderna”. Produzida pelo Museu do Café, localizado na cidade de Santos, a exposição contextualiza o cenário da década de 1920 e a influência dos incentivadores e patrocinadores para a realização da Semana de Arte de 1922.
 
O surgimento da ideia, a importância para o panorama artístico brasileiro e, principalmente, o papel daqueles que financiaram e viabilizaram a realização de um evento audacioso estarão contextualizados em três painéis. 
 
 
No cenário, destaca-se Paulo Prado – homem de negócios, cafeicultor e conhecedor das ideias mais atuais da época – a quem coube o papel de líder do comitê responsável pelas despesas, atraiu o patrocínio da alta elite paulistana e ficou marcado como o grande promotor da Semana de 1922.
 
Em cartaz até 9 de dezembro (domingo), a visitação acontece de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h. O Museu Municipal Edward Coruripe Costa fica na Avenida Conde Francisco Matarazzo, nº 1.793, no bairro Palmeiras 1. Mais informações podem ser obtidas por telefone (17) 3422-4451 ou pelo site www.sisemsp.org.br
 
Museu do Café
O Museu do Café, abrigado no edifício-monumento da Bolsa Oficial do Café, no centro histórico da cidade de Santos, foi criado há quatorze anos, no contexto de revitalização do centro da cidade que o abriga. Gerido pela Associação dos Amigos do Museu do Café, organização social que desde 2008 mantém contrato com a Secretaria de Estado da Cultura, tem como missão colecionar, conservar, expor, investigar e pesquisar objetos e evidências arquitetônicas, artísticas e documentais que testemunhem, para diferentes públicos, a história e o desenvolvimento socioeconômico e cultural do Brasil na sua relação com o agronegócio Café, em âmbito nacional e internacional. Para saber mais acesse: www.museudocafe.org.br.
 
Serviço:
Exposição “Paulo Prado, a Oligarquia do Café e a Semana de 22” em Votuporanga 
Período: de 7/11 a 9/12/2012
Local: Museu Municipal Edward Coruripe Costa (Avenida Conde Francisco Matarazzo, nº 1.793, Palmeiras 1 – Votuporanga/SP)
Horário: de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h
Informações: (17) 3422-4451
Entrada: gratuita