SISEM-SP lança novo site e aprimora acesso a informações sobre a instituição

Portal é referência para o setor museológico com publicações, atividades e  informações para profissionais e estudantes; Em 2016,website teve recorde de acesso, com mais de 1 milhão de visitas
Com novo visual, o site do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, facilita acesso aos profissionais e estudantes do setor museológico às programações, notícias, publicações, encontros e ações realizadas pela instituição.

O portal conta com acessibilidade para deficientes visuais e segue tendências adotadas em ambientes virtuais, oferecendo uma navegação mais ágil nas pesquisas sobre informações da área de museus com atividades e notícias e nos downloads de publicações e documentos do setor.  Além disso, o site dá acesso às atualizações diárias do SISEM-SP no Instagram, Facebook, Twitter e Youtube. A repaginação vai além de mudança de layout, trazendo mais facilidades de acesso e conforto na navegação.

Recorde de acesso
Em 2016, o website teve recorde de acessos alcançando a marca de mais de 1 milhão de visitantes. Os números de visitantes já vinham crescendo desde o ano anterior, encerrando 2015 com 467.679 acessos totais.

Algumas das publicações disponibilizadas pelo site são: “Introdução aos Vocabulários Controlados”; “Direitos Indígenas no Museu”; “Confecção de embalagens para acondicionamento de documentos”; “Manual de conservação preventiva para edificações”, entre outras.

O portal também permite às instituições museológicas terem acesso aos parâmetros técnicos do Cadastro Estadual de Museus de São Paulo (CEM-SP), que além de ser uma exigência normativa é também uma necessidade, com o objetivo de sistematizar informações, subsidiar pesquisas, orientar o desenvolvimento institucional e embasar políticas públicas para o setor. O CEM-SP é uma ação governamental da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, que está sendo implantada em parceria com a Organização Social ACAM Portinari.