SISEM-SP lança documento de orientação de Museus para Sustentabilidade

Postado em: 23 de fevereiro de 2022 | Notícias

Publicação está disponível para download e traz as diretrizes pautadas nos eixos Econômico, Ambiental, Social e Cultural

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo por meio do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP) lançou, em 23 de fevereiro, o documento de orientação de Museus para Sustentabilidade. A publicação está disponível para download aqui.

Para Paula Paiva Ferreira, coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM/SCEC), “é uma enorme satisfação essa publicação, que inaugura uma etapa importante no desenvolvimento do Programa de Sustentabilidade em Museus da Secretaria, além de servir como referencial para o conjunto de museus paulistas e brasileiros”.

Além da apresentação e introdução, que aborda a cultura e os museus como vetores da sustentabilidade, o documento contém os seguintes capítulos: Linha do tempo do Desenvolvimento Sustentável; Democracia participativa: caminhos e desafios para a política pública de museus; Políticas Museais na esfera federativa; A trajetória das políticas públicas para os museus paulistas; Sustentabilidade como diretriz para os museus paulistas; Diretrizes da UPPM para a rede de museus da SEC; Programas e estratégias de ação para os museus da SEC; Diretrizes da Sustentabilidade em Museus e Política de sustentabilidade em Museus: uma jornada comunitária de aprendizagem.

“Pensar em sustentabilidade é também pensar em inclusão e acessibilidade. Ações sustentáveis são aquelas que garantem a permeabilidade dos museus à sociedade e a todo o impacto possível no ecossistema em que os museus se inserem. Criar uma cultura do acesso é promover o exercício integral da democracia. Então cada vez mais é necessário que pensemos em sustentabilidade”, afirma Renata Cittadin, diretora do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP (GTC/SISEM-SP).

A política pública foi lançada em live no canal do SISEM-SP no Youtube, assista o vídeo na íntegra:

Fonte: SISEM-SP

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo