As oficinas do programa Sonhar o Mundo, ciclo 2022-2023, se encerram nesta sexta-feira (14 de abril). O último encontro faz parte do módulo V – “Aleijar as museologias”, dividido em dois momentos. O primeiro, em 23 de março foi aberto ao público geral, e contou com a participação de Luiz Mizukami, membro de Grupo de coordenação do SISEMS-SP.
O programa Sonhar o Mundo, que neste ciclo abordou o tema “Soluções Sistêmicas para o futuro que queremos: Deficiência e Acessibilidade em Museus”, tornou-se uma das principais políticas voltada à discussão e estruturação das diretrizes de atuação dos museus em relação à defesa dos Direitos Humanos.
Durante a campanha foram promovidas diversas ações. Entre elas uma roda de conversa, que contou com a participação de Maria da Penha, em vídeo, e outros convidado, como os pesquisadores Gislana Vale (MBMC), Severa Paraguaçu (UFRJ) e Edu O (UFBA). Os presentes compartilharam experiências vividas em contextos museológicos.
O evento realizado em julho de 2022 foi uma ação preparatória para os encontros formativos. O objetivo central foi apresentar os conceitos que permeariam as ações de formação do Programa Sonhar o Mundo.
Divididas em 5 módulos as oficinas foram estruturadas e coordenadas pelas antropólogas e pesquisadoras Anahí Guedes de Mello e Olívia von Der Weid. Nas aulas, on-line, os alunos tiveram contato com as diferentes dimensões da acessibilidade, passando por aspectos conceituais e normativos. Além disso, foram abordadas práticas capazes de contribuir para a superação de desafios, promovendo acesso e inclusão das pessoas com deficiência no campo cultural.
Entre agosto de 2022 e abril deste ano, 48 profissionais da área museológica e cultural estiveram nas atividades e debates propostos, propiciando momentos de aprendizado e troca de experiências.
Programação especial
Uma programação aberta e com a participação dos museus do Estado é tradicionalmente organizada pelo SISEM-SP na semana do Dia Internacional dos Direitos Humanos (10 de dezembro), dentro do programa Sonhar o Mundo.
Nessa semana foram realizados debates e encontros com participação de diversas instituições museológicas de São Paulo que propõem atividades para serem realizadas localmente, a partir do tema do ciclo vigente, neste caso a acessibilidade em museus.
Em breve
Como produtos desse ciclo de atividades do Sonhar o Mundo, está previsto o lançamento de um guia para orientação sobre acessibilidade em museus, baseado nos conceitos abordados no período.
Seguindo o objetivo de abordar questões pertinentes aos museus, à sociedade e em defesa dos direitos humanos, o SISEM-SP já estuda o tema do ciclo 2023-2024 do Sonhar o Mundo. O anúncio deve acontecer ainda no primeiro semestre.
Copyright para © SISEM-SP 2023 | Desenvolvido por Inova House