SISEM-SP e Museu Afro Brasil levam mostra fotográfica a Praia Grande

Postado em: 23 de junho de 2014 | Exposições

D2 As fotografias do Vale do Rio Omo de Hans Silvester 3

 

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com o Museu Afro Brasil e a Prefeitura de Praia Grande, leva ao Complexo Cultural Palácio das Artes, na cidade, a exposição “Hans Silvester – As fotografias do Vale do Rio Omo/O Povo e a Natureza”, cuja estreia está marcada para o dia 21 de junho de 2014.

No trabalho, o fotógrafo alemão Hans Silvester desenvolve uma série fotográfica mostrando os povos Surma e Mursi, que habitam a fronteira da Etiópia, Quênia e atual Sudão do Sul, ao longo do vale do rio Omo, no continente africano. Fascinado pelas artes corporais, o artista revela seus modelos em poses de um naturalismo intenso.

A noção do “corpo como paisagem” é um dos principais enfoques das imagens. “O corpo é visto quase como uma peça do território, com pele e carne substituindo pedras, cerâmicas e tecidos típicos de outras culturas”, como revela Silvester em seu livro “Natural Fashion – Tribal Decoration From Africa” (New York: Thames & Hudson, 2010 p.03).

Na região do Vale do Rio Omo preserva-se lugares e povos que vivem no mais profundo contato com a natureza. Os povos Surma e Mursi, devido a condições geográficas favoráveis, mantiveram-se protegidos de influências exteriores e, dessa forma, conservaram grande parte de sua rica cultura e tradições históricas.

“A importância dessa exposição encontra-se, por um lado, em dar visibilidade a povos que são quase inteiramente desconhecidos fora da África e, por outro, trazer para o plano nacional as discussões internacionais a respeito de alguns dos conceitos polêmicos e fundamentais que cruzam os distintos universos da antropologia com a arte da fotografia.”, afirma o diretor-curador Emanoel Araujo, que também assina a curadoria dessa atual exposição.

Com entrada gratuita, a visitação acontece até 19/7/2014, de terça-feira a sábado, das 14h às 18h. O Complexo Cultural Palácio das Artes Galeria Nilton Zanotti está localizado na avenida Presidente Costa e Silva, nº 1.600, bairro do Boqueirão.

Serviço:
Exposição “Hans Silvester – As fotografias do Vale do Rio Omo/O Povo e a Natureza”
Abertura: 21/6, às 14h
Período: de 21/6 a 19/7/2014
Local: Complexo Cultural Palácio das Artes Galeria Nilton Zanotti (Avenida Presidente Costa e Silva, nº 1.600, bairro do Boqueirão – Praia Grande/SP)
Horário: de terça-feira a sábado, das 14h às 18h
Informações: (13) 3496-5713
Entrada: gratuita

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo