SISEM realiza programa de modernização em museus do sudoeste paulista

Postado em: 10 de julho de 2014 | Notícias

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), inicia em 14 de julho o “Projeto Curadoria Coletiva – Macrorregião Sudoeste Paulista”. A ação faz parte do Programa de Modernização dos Museus Paulistas. Serão nove encontros, no Museu Paulo Setúbal em Tatuí (SP). O encerramento da ação ocorrerá em dezembro com a inauguração da primeira exposição concebida pelo grupo.

Esta edição do Programa terá como foco a articulação institucional entre os museus da região, visando à criação de uma mostra com conteúdo e expografia concebidos pelos participantes. O projeto também tem como intuito fornecer a formação para os profissionais sobre o processo de concepção e produção de exposições.

A ação contemplará inicialmente o Museu de Arte Contemporânea Itajahy Martins e Museu Histórico e Pedagógico Francisco Blasi (Botucatu), Museu Municipal Dona Maria Vega Ferrero (Fartura), Museu Histórico de Itapeva Átila Bonilha Neto (Itapeva), Museu Histórico (Itararé), Museu Tonico e Tinoco (Pratânia), Museu Histórico e Pedagógico Constantino Leman (Piraju), Museu da Cidade de Salto (Salto), Museu Paulo Setúbal (Tatuí) e Museu Municipal de Votorantim (Votorantim).

As duas edições anteriores do Programa de Modernização dos Museus Paulistas resultaram nos projetos “Orla Cultural” e do “Trilha Cultural”. O primeiro possibilitou a execução de instrumentos de comunicação integrada entre os museus da Região Metropolitana da Baixada Santista. Já o segundo promoveu a criação de ferramenta de comunicação para a rede municipal de museus em Taubaté, na Região Administrativa de São José dos Campos.

museu paulo setubal tatui
Fachada do Museu Paulo Setúba em Tatuí
  (Foto: Divulgação / Prefeitura Municipal de Tatuí)

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo