SISEM-SP e ACAM Portinari levam instalação ‘Ptaki’ a Limeira (SP)

Com trechos de orações, objetos, cores e símbolos litúrgicos, a mostra chega à cidade em 31 de maio, no Museu Histórico Major Levy Sobrinho

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), instituições ligadas à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de Limeira, promovem a instalação “Ptaki”, palavra de origem polonesa que significa pássaros. A abertura acontece em 31 de maio (terça-feira), no Museu Histórico Major Levy Sobrinho.

ptaki 4

Concebida pelo autor Jan Brasil, a obra é baseada na tradição da Igreja Católica Apostólica Romana em transmitir mensagens litúrgicas a seus fiéis a partir de ilustrações, símbolos e ritos. As composições são formadas por objetos, santinhos, símbolos e orações litúrgicas da Igreja, além de elementos da cultura polonesa, objetos cotidianos, desenhos e textos, posicionadas de forma a remeter a uma Capela do Santíssimo, comum aos católicos.

Os elementos que compõem a instalação têm uma razão em ser e estar, com peças originais do período ou que remetem ao período, o silêncio representando a ausência dos pássaros e a quaresma – interiorização e penitência na liturgia católica, além da palavra Ptaki, de origem polonesa e que significa pássaros.

Com entrada gratuita, a visitação acontece até 1° de julho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O Museu Histórico Major Levy Sobrinho está localizado à Rua da Boa Morte, n° 471, no Centro. Outras informações pelo telefone (19) 3441-4805 ou no site www.sisemsp.org.br

Serviço:
Instalação “Ptaki” – Limeira
Período: de 31/5 a 1/7/2016
Local: Museu Histórico Major Levy Sobrinho (Rua da Boa Morte, n° 471 – Centro/SP) 
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Informações: (19) 3441-4805
Entrada: gratuita