SISEM-SP e ACAM Portinari celebram balanço positivo do 15º Salão São Paulo de Turismo

salaospturismo 2

Durante os dias 22,23 e 24 de junho, em parceria com a ACAM Portinari, as ações do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP) e dos museus Casa de Portinari, Índia Vanuíre e Felícia Leirner – instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo –, localizados no interior de São Paulo, foram destaques na 15ª edição do Salão São Paulo de Turismo. O público presente conferiu, por meio de vídeo institucional projetado em looping, um pouco mais sobre os museus e as ações realizadas pelos espaços.

Intitulada como a melhor feira de negócios para o turismo paulista, o Salão São Paulo de Turismo é organizado pela Associação dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico do Estado de São Paulo (AMITur). O evento cria grandes oportunidades para empresários que buscam novos projetos em cidades interioranas para investimentos futuros, além de proporcionar um grande networking em suas diversas áreas expositivas.

Por ser o maior evento anual que destaca o turismo do Estado, a feira também conta com espaços para apresentações culturais e folclóricas que remetem o ambiente às mais antigas tradições do povo paulista. Esta edição agregou também o 16º Congresso do Turismo Paulista com palestras e cursos envolvendo a temática cultural e turismos regionais. As prefeituras de Municípios de Interesse Turístico (MIT) também puderam participar do Salão, divulgando algumas de suas principais manifestações culturais, atividades econômicas e patrimônios ambientais que podem favorecer o fortalecimento do setor.

A cerimônia de abertura da feira contou com as presenças do Secretário Estadual de Turismo, Romildo Campello, prefeitos, deputados federais e estaduais e convidados da Associação dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico – AMITur. Também 

estiveram presentes o diretor do GTC SISEM-SP, Davidson Kaseker, e a diretora executiva da ACAM Portinari, Angélica Fabbri.

No transcorrer da programação, foi registrada a presença de um número expressivo de estudantes de hotelaria e turismo, além de agentes de turismo em busca de novos destinos para seus clientes. Os visitantes na feira mostraram-se interessados nos projetos “Trilha Cultural” e “Orla Cultural”, desenvolvidos pelo SISEM-SP. Na ocasião,  com a proximidade do festival de inverno em Campos do Jordão, houve muito interesse em informações sobre o Museu Felícia Leirner e o Auditório Claudio Santoro.