SISEM-SP divulga publicação sobre documentação em museus

‘Documentação e Conservação de Acervos Museológicos – Diretrizes’ resulta do trabalho de documentação e diagnóstico de 15 museus ligados à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo

Já está disponível para download gratuito no site do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, a versão online da publicação “Documentação e Conservação de Acervos Museológicos – Diretrizes” (2010), organizada pela Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari). O livro consiste em um trabalho de documentação e diagnóstico de quinze museus ligados à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

“A ACAM Portinari tem realizado inúmeras ações em parceria com a Secretaria e o SISEM, sempre com o intuito de apoiar e fomentar os museus paulistas e seus profissionais, o que é motivo de muita honra, orgulho e satisfação. Este material torna público e acessíveis as diretrizes teórico-metodológicas, possibilitando a difusão desses conteúdos. É uma importante ferramenta, além de referência para o desenvolvimento do trabalho de natureza semelhante em instituições museológicas”, explica Angelica Fabbri, diretora executiva da ACAM Portinari.

Para Marilúcia Botallo, museóloga especializada em Gestão de Informações em Museus e Gestão Museológica, o projeto – que teve a coautoria de Juliana Monteiro, Angelica Fabbri, Claudinéli Moreira Ramos e Cecília Machado -, proporcionou conhecimento a respeito dos acervos dos museus da capital e interior do Estado de São Paulo.

“Foi uma ação muito importante, pois envolveu equipes com vários profissionais que trabalharam diretamente com as coleções. Realizado em dois anos, o estudo permitiu o estabelecimento de um método de trabalho para gestão de coleções museológicas diferentes entre si, como o Museu da Imagem e do Som (MIS) e o Museu Felícia Leirner”, diz.

Publicações online

Devido à relevância do tema para área, o Sistema Estadual de Museus tem disponibilizado, na página da instituição na internet, várias publicações, entre elas estão “Conceitos-chave para a Educação em Museus” e “Manual de Comunicação para Museus de Pequeno Porte”. Ao todo, o site conta com 26 obras digitalizadas e com acesso livre para consulta.

O portal é uma importante ferramenta de contato com o público da área. Em quatro anos, o número de acessos oriundos do Brasil e do mundo aumentou significativamente. Nos dois primeiros meses de 2015 foram registrados 111.900 cliques totais (usuários) e 790.200 (cliques nas páginas). Neste mesmo período, foram realizados 3.905 downloads por meio do Portal SISEM.

Para fazer o download de “Documentação e Conservação de Acervos Museológicos – Diretrizes”, clique AQUI.

Documentação Conservação Acervos Museológicos - Isa