SISEM-SP divulga Contracartilha de acessibilidade

Postado em: 26 de outubro de 2022 | Notícias

O objetivo do documento é discutir a “setorialização” e a “especificação” das pessoas com deficiência

Ciente de que muitos guias e manuais de acessibilidade não são capazes de compreender as demandas da pessoa com deficiência, de forma a garantir a participação e a inclusão plena na sociedade atual, o Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP) foi motivado a lançar a “Contracartilha de acessibilidade: reconfigurando o corpo e a sociedade”. O documento, elaborado pelo Comitê Deficiência e Acessibilidade da Associação Brasileira de Antropologia, está disponível gratuitamente para download.

Atualmente, os materiais convencionais produzidos sobre acessibilidade têm como objetivo “capacitar”, “ensinar”, e “informar” as “melhores práticas”. São produções que se esforçam em dar conta da urgência em acessibilizar os espaços, com dicas de recursos tecnológicos e atitudinais que possibilitem a eliminação ou a redução das barreiras enfrentadas pelas pessoas com deficiência, mas que acabam  por não dar conta das particularidades destes indivíduos em espaços públicos.

Por isso, a contracartilha visa pensar no tema de forma ampliada, tendo em mente a interação e as práticas de relacionamento entre indivíduo e sociedade. De acordo com o texto, a “experiência da deficiência é múltipla e complexa; e nunca está em sua forma definitiva. A experiência da deficiência, bem como as práticas e saberes que se voltam especificamente a este segmento populacional, está sob constante disputa política e construção sócio-histórica”. Assim, o documento enfoca nas barreiras existentes – ao invés de pensar tão-somente a pessoa com deficiência –, elaborando diferentes ações em cima do obstáculo, para que sejam diversificadas as interações naquele espaço. Entre os assuntos debatidos na contracartilha está a da acessibilidade virtual, muito discutida após a grande inserção de eventos online e de trabalhos em formato híbrido por conta da pandemia do coronavírus.

O material está disponível gratuitamente para download.

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo