SISEM-SP disponibiliza vídeo da live História e Museologia: formação colonial e museus no Brasil

Quem não assistiu a live “História e Museologia: formação colonial e museus no Brasil”, realizada no dia 20 de julho, pelo Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, pode conferir o vídeo do encontro no Youtube.

O bate-papo abordou as esferas da colonização brasileira e, em contrapartida, como os processos museológicos, principalmente a contribuição do patrimônio arqueológico, corroboram com a compreensão da história cultural brasileira.

O encontro virtual teve a participação dos professores Fernando Novais e Cristina Bruno e mediação de Davidson Kaseker, museólogo e diretor do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP (GTC/SISEM-SP) e Luiz Palma, psicólogo social e artista plástico que exerce funções técnicas no SISEM-SP.

O livro “Aproximações: estudos de História e Historiografia”, de autoria de Novais foi uma das bases que permeou o encontro. A obra reúne elementos de suas pesquisas, de seu pensamento e de sua historiografia, resultando em um trabalho único de um historiador singular da interpretação do Brasil Colônia e de outros períodos da história do Brasil.

“Para Fernando Novais, a história não se faz com certeza, com afirmações pretensamente categóricas. Nas suas palavras, muito ao contrário: em História, não pode haver nunca a obra definitiva, tudo o que podemos aspirar são aproximações”, diz Palma, que recomenda o livro como um texto de consulta e de referência para quem for assistir o vídeo.

Palma destaca ainda como obra de referência da participação de Cristina Bruno, sua publicação “Textos e Contextos de uma trajetória profissional – Waldisa Rússio Camargo Guarnieri”.

Fonte: SISEM-SP