SISEM-SP disponibiliza livros de museologia para download gratuito

Postado em: 17 de julho de 2015 | Notícias

Apresentação dos conteúdos digitais acontece durante o 7 º Encontro Paulista de Museus

Os livros “Museus: o que são, para que servem?” e “Para Além dos Muros – Por uma Comunicação Dialógica entre Museus e Entorno”, da coleção Museu Aberto, já estão disponíveis para download gratuito AQUI no site. A apresentação dos conteúdos digitais aconteceu durante o 7º Encontro Paulista de Museus, promovido pelo SISEM-SP, instância ligada à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, e a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari).

A primeira obra, de 2011, é uma compilação de textos que reúne artigos de profissionais de destaque e com contribuições importantes no setor de museus. Já a segunda, Para Além dos Muros, resulta de um estudo feito por Cristiane Batista Santana, para o curso de especialização em Gestão da Comunicação da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com foco no trabalho de inclusão com moradores e população de risco, realizado em 2007 pelo Museu da Energia de São Paulo.

A coleção Museu Aberto aborda a atualização e o aperfeiçoamento dos profissionais que atuam no campo, principalmente em relação à gestão, pesquisa, comunicação, conservação e preservação de edificações e de acervos museológicos, e educação em museus.

O Encontro Paulista de Museus aconteceu nos dias 24, 25 e 26 de junho deste ano, em São Paulo. O evento reúne anualmente cerca de mil profissionais, pesquisadores e gestores públicos para debater os novos rumos, conceitos e políticas públicas da área.

COLEÇÃO MUSEU ABERTO

museus o que sao

Museus: o que são, para que servem?  Coletânea de textos que reúne artigos de profissionais de destaque e com contribuições importantes na área de museus. ACAM Portinari: Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, 2011.

para alem dos muros

Para além dos muros: por uma comunicação museológica entre museu e entorno. Pesquisa produzida por Cristiane Batista Santana para o curso de Especialização em Gestão da Comunicação, na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo ACAM Portinari: Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, 2011.

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo