SISEM inicia articulação para elaboração da Política Estadual de Museus

Postado em: 18 de maio de 2023 | Notícias

Sistema Estadual de Museus de São Paulo, unidade da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, realizará consultas públicas junto ao setor museológico para a política estadual de museus

thumbnail-politica-estadual-de-museus-2023

São Paulo, maio de 2023 – O Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), unidade da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo (SEC), vinculado a Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM), iniciou a articulação junto à comunidade museológica para a pactuação da Política Estadual de Museus.

O desenvolvimento da Política Estadual de Museus será realizado de forma participativa envolvendo todos os agentes do campo museal paulista, trabalhadores de museus, pesquisadores, estudantes, redes, gestores e produtores culturais, organizações de cultura e todos que atuam e se envolvem nesse campo.

A Política Estadual de Museus é um pacto entre os agentes e tem o objetivo de estabelecer as diretrizes para a preservação do patrimônio museológico e dos museus em todo território de São Paulo.

 “Em âmbito nacional temos estruturas consolidadas que regem a atuação para preservação dos museus e seus patrimônios, como a Política Nacional de Museus de 2004 e o Plano Nacional Setorial de Museus e toda legislação da área. É importante que o estado de São Paulo, que possui um grande número de museus estabeleça e pactue junto aos entes a sua Política e o conseqüente plano Estadual de Museus, para que tenhamos cada vez menos descontinuidades, rupturas e ações personalistas”, explica Renata Cittadin diretora do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP.

 Etapas

O processo de elaboração da Política Estadual foi dividido em duas frentes. A primeira consiste na definição do texto base elaborado a partir de subsídios de articulações. A minuta da Política Estadual de Museus será elaborada em conjunto com a instância consultiva do SISEM-SP, que é o Conselho de Orientação do Sistema Estadual de Museus, buscando uma atualização de conceitos, tendo em vista discussões recentes como a nova definição de museu, estabelecida pelo ICOM, e influxos provenientes das discussões sobre sustentabilidade e responsabilidade social. 

Juntamente a esse processo o SISEM iniciou agora, no mês de maio, um curso sobre gestão de políticas culturais concebido e realizado em parceria com o CPF Sesc intitulado: Pensando Políticas Públicas para Museus.

A ideia do curso é rever e trazer luz às estruturas de gestão de políticas públicas para o campo da cultura e como se estabelece as políticas de preservação de patrimônio e a política setorial para os museus. Uma oportunidade para compreender o que já foi desenvolvido, preparar e trazer provocações para as consultas públicas que seguirão.

A segunda etapa, que inicia no mês de agosto e vai até novembro, trata das consultas públicas presenciais. O SISEM-SP abrirá ainda uma consulta pública virtual no seu site oficial (sisemsp.org.br) por meio de formulário, com campos abertos para receber comentários e sugestões para a minuta da Política Estadual de Museus.

As consultas públicas presenciais serão realizadas nas 7 macrorregiões do SISEM-SP para a mobilização dos agentes de cada região, como profissionais de museus, gestores públicos, estudantes, grupos comunitários e demais interessados em políticas e programas públicos para museus.

O evento de um dia terá o objetivo de sensibilizar o campo para a importância da pactuação de uma política em âmbito estadual e levar o documento base para ser compartilhado e receber a colaboração das regiões.

Os encontros irão ocorrer em parceria com o SESC-SP e serão nas seguintes cidades:

Polo 1 – São José do Rio Preto
Polo 2 – Presidente Prudente
Polo 3 – Ribeirão Preto
Polo 4 – Piracicaba
Polo 5 – Sorocaba
Polo 6 – Santos
Polo 7 – São José dos Campos

“Depois de um grande período de afastamento provocado por inúmeros contextos é fundamental o processo de mobilização regional e o tempo de participação virtual dos agentes para a consolidação de um documento que seja representativo às várias demandas que temos no estado.”, aponta a diretora do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP.

Após o encerramento desse processo, o SISEM junto ao seu Conselho de Orientação irá compilar as proposições obtidas durante as consultas públicas e publicará a versão final. A intenção é pactuar a Política Estadual de Museus de São Paulo no Encontro Paulista de Museus, em novembro de 2024 e iniciar as discussões para a elaboração participativa do Plano Estadual de Museus.

Sobre o SISEM-SP – O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), unidade da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo (SEC)vinculado a Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM) e coordenado pelo grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus é uma instância que planeja e executa as políticas públicas para desenvolvimento, qualificação, fomento e promoção dos museus em todo território paulista. Por meio dos seus programas, o SISEM desenvolve e oferta ações de apoio e orientação técnica, formações e estágios técnicos, produção e difusão de conteúdo informativo e sobre a prática em museus e sua legislação. Além de ações de fomento e articulação e cooperação entre museus.    

SISTEMA ESTADUAL DE MUSEUS DE SÃO PAULO 

Endereço: Rua Mauá, 51 – Luz – São Paulo/SP
Funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 18h
Telefone: (11) 3339-8111
E-mail: sisemsp@sisemsp.org.br
Site: www.sisemsp.org.br
Facebook: www.facebook.com/sisemsp
Instagram: www.instagram.com/sisemsp
LinkedIn: www.linkedin.com/company/sisemsp/

Informações para a imprensa 

Tales Rocha (11) 98870-1089 
Thiago Rebouças (11) 98562-3094 
Mariana Nepomuceno (11) 97152-4834
contato@agenciagalo.com

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo