Sisem entrega relatório técnico sobre o Museu João Batista Conti

Postado em: 21 de fevereiro de 2013 | Notícias

O prefeito de Atibaia, Saulo Pedroso, recebeu na quarta-feira (6) a diretora do Sistema Estadual de Museus da Secretaria de Estado da Cultura (Sisem), Renata Motta, para a entrega do relatório técnico que sugere melhorias ao prédio e ao acervo do Museu Municipal João Batista Conti, localizado no centro da cidade. Participaram da reunião o secretário de Cultura, Jaime Santos, a coordenadora técnica da Acam Portinari (Organização Social de Cultura), Joselaine Mendes, o assessor da Secretaria de Estado da Cultura, Jamil Scatena, a responsável pelo Museu e gerente de Folclore e Cultura Popular, Lilian Vogel, e a secretária de Comunicação, Viviane Cocco.

O relatório foi elaborado em cumprimento à Lei nº 11.904/09, que cria o Estatuto dos Museus, e a pedido da Secretaria Municipal de Cultura. A ideia, segundo Lilian Vogel, é criar uma reserva técnica para aumentar o número de peças do acervo e distribuí-las por todo o espaço.
 
No relatório constam um diagnóstico inicial do Museu e apontamentos técnicos, incluindo orientações sobre gestão institucional do espaço, reservando dotação orçamentária específica para a sua manutenção, e sobre a necessidade de implantar ações educativas e culturais, potencializando o seu uso. “A manutenção de atividades rotineiras potencializam a importância do museu para a comunidade e a cidade, ampliando, por exemplo, os tempos de permanência dos turistas na cidade. E o Museu João Batista Conti tem esse potencial”, afirmou  diretora do Sisem.
 
Segundo o secretário de Cultura e Eventos, Jaime Santos, os museus da cidade fomentam o turismo e a rotatividade cultural e econômica. “Os museus são espaços com grandes visitações e precisam de atenção especial. O trade turístico tem um papel protagonista neste processo”.
 
Para o prefeito, esse é um momento oportuno para provocar mudanças na forma de gestão do espaço. “Estamos criando uma comissão interna para a reavaliação da Reforma Administrativa da Prefeitura, e dentro disso poderemos fazer o remanejamento de funcionários para o melhor atendimento dos visitantes. Além disso, 2013 é o ano de elaboração do PPA (Plano Plurianual) e da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), o que nos permitirá também fazer mudanças no Orçamento Municipal. Esse é um bom momento para essas mudanças”, disse o prefeito Saulo Pedroso. 
 
Uma das exigências criadas pelo Estatuto dos Museus é a elaboração de um Plano Museológico pelos municípios. Como a sua regulamentação está prevista para esse ano, a partir de 2014 todos os municípios deverão apresentar um planejamento estratégico da instituição. “Esse relatório irá balizar, inicialmente, o Plano Museológico do Museu João Batista Conti”, ressaltou Renata Mota. 
 
Lilian Vogel destacou a importância do relatório e os apontamentos que nele constam. “Fiquei muito feliz com o prestígio dado pelo prefeito Saulo e pelo secretário de Cultura, Jaime Santos, a esse encontro. Pelo que observei, assim que possível as medidas serão tomadas e os apontamentos do relatório serão postos em prática. Podemos citar a questão da acessibilidade, a disponibilidade dos sanitários para o visitante e a proposta de criar exposições itinerantes e temáticas. São muitas ideias boas e novas que precisam tornar realidade para que a comunidade esteja mais próxima da história da cidade onde mora”, finalizou Lilian.
 
Por: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Atibaia
Fonte: ATIBAIA.COM.BR
Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo