Estão abertas as inscrições gratuitas para o Encontro Paulista de Museus itinerante Sudoeste

Evento do SISEM-SP e ACAM Portinari ocorre dias 30 e 31 de outubro, no SESC Sorocaba

Estão abertas gratuitamente as inscrições até as 17h do dia 25 para os interessados em participar do Encontro Paulista de Museus itinerante Sudoeste (EPMi Sudoeste), evento do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, e ACAM Portinari, que ocorre nos dias 30 e 31 de outubro, no SESC Sorocaba.

As inscrições devem ser feitas no site do SISEM-SP por meio da Plataforma ADA (https://cem.sisemsp.org.br/), a mesma do Cadastro Estadual de Museus e de outras oficinas e atividades do Sistema. Em seguida, basta fazer o login e preencher os dados necessários.

Vale ressaltar que a inscrição no EPMi Sudoeste não garante vaga automática nas oficinas que serão realizadas no dia 31 de outubro. Os interessados em participar dessas atividades deverão se inscrever separadamente, também pelo site e escolher apenas uma das oficinas oferecidas.  O preenchimento das 30 vagas disponíveis em cada atividade será feito por ordem de inscrição. Após o encerramento do prazo de inscrições, o SISEM-SP enviará um e-mail ao usuário confirmando sua inscrição.

Vagas extras serão disponibilizadas como lista de espera. Caso haja desistências ou vagas remanescentes, os participantes em lista de espera poderão preenchê-las durante o credenciamento do segundo dia de atividades, desde que estejam inscritos no evento principal e tenham formalizado o credenciamento no dia anterior. Caso um participante se inscreva em duas ou mais oficinas, ele será remanejado aleatoriamente para um dos temas escolhidos, sem possibilidade de troca durante as atividades.

Programação

Conferências, painéis e oficinas relacionadas à gestão, governança, infraestrutura e segurança em museus fazem parte da programação do evento.

A agenda de debates e troca de experiências tem início com a conferência proferida pela coordenadora do Memorial da Resistência do Estado de São Paulo e membro da diretoria do Conselho Internacional de Museus no Brasil (ICOM), Marília Bonas.

Em seguida, serão apresentados dois painéis. O primeiro, “Infraestrutura e segurança”, terá mediação de Carlos Alberto Pereira Júnior (Representante Regional do SISEM-SP para o Vale do Ribeira) e participação de Raquel Fayad (Fundação Marcos Amaro e o processo de ocupação de imóvel histórico); Cláudia Bassetto (Fórum das Artes de Botucatu e o processo de instalação de duas unidades museológicas no imóvel) e Milena Cattini (implantação de espaço da reserva técnica no Museu Municipal Victor Sadowski de Cananeia).

O painel “Gestão e governança”, com mediação de Rafael José Barbi (Representante Regional do SISEM-SP para Sorocaba) contará com os participantes Lucas Gonzaga, coordenador técnico do Museu da Cidade de Salto “Ettore Liberalesso” em suas mudanças administrativas); Ana Paula Sbrissa (gestão interdisciplinar do Museu da Energia de Itu) e Berenice Pereira Balsalobre (reestruturação da expografia do Museu de Mineralogia Aitiara a partir de editais ProAC).

Oficinas

O segundo e último dia do EPMi Oeste é dedicado a três oficinas gratuitas, todas das 9h30 às 17h. Cada uma delas oferece 30 vagas e a inscrição no EPMi Oeste não garante automaticamente a vaga nas oficinas, que têm inscrições distintas. O preenchimento das vagas foi feito por ordem de inscrição. O SISEM-SP enviará um e-mail ao usuário confirmando sua participação.

Vagas extras serão disponibilizadas como lista de espera. Caso haja desistências ou vagas remanescentes, os participantes em lista de espera poderão preenchê-las durante o credenciamento do segundo dia de atividades, desde que estejam inscritos no evento principal e tenham formalizado o credenciamento no dia anterior.

Caso um participante se inscreva em duas ou mais oficinas, ele será remanejado aleatoriamente para um dos temas escolhidos, sem possibilidade de troca durante as atividades.

Veja quais serão as oficinas:

“Rotinas de manutenção em museus”, com Denis de Blasis (Fundação Energia e Saneamento), busca apresentar a importância da manutenção preventiva e permanente das edificações onde funcionam os museus, compreendendo os diferentes tipos de ações que são realizadas e o planejamento necessário para que ocorram de forma correta e segura.

A oficina CEM-SP: gestão de segurança de acervo, com Bárbara Rodrigues Paulote e Ana Carolina Xavier Ávila, ambas da equipe ACAM Portinari, apresentará o Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP) e seus parâmetros, tendo como ênfase os itens que dizem respeito, diretamente, à segurança dos acervos.

O consultor André Fonseca comandará a atividade “O design de experiência como estratégia de aproximação dos públicos”, criada a partir de um cenário em que a era digital vem alterando significativamente os modos de desenvolvimento de uma ação cultural e os comportamentos e hábitos dos públicos, cada vez menos espectadores e mais cocriadores. Dentro desse cenário, a questão da “experiência” torna-se fundamental para se pensar a comunicação e as relações com o público.

EPMi

O EPMi percorrerá, ao longo do ano, seis macrorregiões paulistas para debater assuntos relacionados a infraestrutura, segurança, gestão e governança de museus – todos temas fundamentais para os museus interessados em se qualificarem por meio do Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP).

SERVIÇO

Encontro Paulista de Museus itinerante Sudoeste (EPMi Sudoeste)

Quando: 30 e 31 de outubro

Onde: SESC Sorocaba

Endereço: Rua Barão de Piratininga, 555 – Jardim Faculdade – Sorocaba/SP

Inscrições: https://cem.sisemsp.org.br/

Gratuito

Fonte: SISEM-SP