A Semana Nacional de Museus chega a sua 21ª edição em 15 de maio com o tema “Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar”. As inscrições estão abertas até 13 de abril e o cadastro permanece disponível no site do Ibram.
O evento está entre os mais importantes do campo museal brasileiro. Mobiliza milhares de instituições no país, sendo centenas delas do território paulista. Em 2018 e 2019 os museus do estado representaram 26% e 29% do total de inscritos na Semana Nacional de Museus, respectivamente.
“Esses números mostram o comprometimento e a importância dos museus de São Paulo. Além disso, refletem a disposição de seus gestores para participar e promover eventos culturais em todo território nacional”, comenta Daniel Belisário, do IBRAM – Divisão de Promoção Museal- Promus.
Mesmo nos anos mais críticos da pandemia do coronavírus os museus paulistas estiveram presentes na programação. Em 2021 foram 124 instituições participantes e no ano passado 142 inscritas.
São Paulo é o estado mais populoso do Brasil e abriga o maior número de museus do país. Além disso é uma referência em produção e oferta de cultura. Esses aspectos ajudam a explicar o maior envolvimento das instituições paulistas na comparação com as de outros estados.
A adesão, no entanto, poderia ser ainda maior. “Ainda há um grande potencial a ser explorado, especialmente considerando o tamanho e a diversidade cultural do estado de São Paulo”, avalia Daniel Belisário, do IBRAM – Divisão de Promoção Museal- Promus.
Com uma programação diversa, a Semana Nacional de Museus traz diversos impactos para as instituições participantes como:
Em 2023…
Como em outras edições, a abordagem da 21ª Semana de Museus segue a mesma temática escolhida pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) para celebrar o Dia Internacional dos Museus (18 de maio): “Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar”.
Neste ano o objetivo é destacar a importância dos museus como espaços que promovem o bem-estar e a sustentabilidade e apoiar três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU): Saúde e Bem-Estar Global, Ação Climática e Vida na Terra.
O Ibram está convidando os museus para compartilhar práticas sustentáveis desenvolvidas nas instituições.
Histórico
A Semana Nacional de Museus integra as ações da Política Nacional de Museus do Ibram. O propósito é mobilizar as instituições de todo o país a partir de um esforço de convergência de suas programações em torno de um mesmo tema.
Durante o evento, museus, profissionais e comunidades museais criam, e compartilham atividades voltadas para o diálogo com os seus públicos e territórios, fortalecendo o reconhecimento e a visibilidade dos museus.
Na primeira edição, em 2003, a programação contou com a participação de 57 instituições. Com o passar dos anos, os resultados positivos da iniciativa levaram mais museus a se cadastrar. Antes da pandemia, em 2019, o evento atingiu a marca de 1.114. Já no ano passado foram 877 inscritos.
Copyright para © SISEM-SP 2023 | Desenvolvido por Inova House