Início » Secretaria de Estado da Cultura apresenta exposição do Museu do Café de Santos em Marília
Secretaria de Estado da Cultura apresenta exposição do Museu do Café de Santos em Marília
Postado em: 15 de agosto de 2012 | Notícias
Itinerando pela primeira vez por meio do SISEM-SP, a mostra contextualiza a influência dos cafeicultores para a realização da Semana de Arte de1922
A partir do dia 15 de agosto, a Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) leva a Marília a exposição “Paulo Prado, a Oligarquia Cafeeira na Semana de Arte Moderna”, produzida pelo Museu do Café de Santos. A mostra, que tem a parceria da prefeitura, contextualiza o cenário da década de 1920 e a influência dos incentivadores e patrocinadores para a realização da Semana de Arte de 1922.
O surgimento da ideia, a importância para o panorama artístico brasileiro e, principalmente, o papel daqueles que financiaram e viabilizaram a realização de um evento audacioso como foi a Semana de Arte Moderna, no Teatro Municipal de São Paulo, em 1922, estarão contextualizados em três painéis expostos na Biblioteca Municipal João Mesquita Valença.
Nesse cenário, destaca-se Paulo Prado – homem de negócios, cafeicultor e conhecedor das ideias mais atuais da época – a quem coube o papel de líder do comitê responsável pelas despesas, atraiu o patrocínio da alta elite paulistana e ficou marcado como o grande promotor da Semana de 1922.
A mostra pode ser vista até 14 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e a entrada é gratuita. O endereço da Biblioteca é Avenida Sampaio Vidal, nº 245 – Centro.
Serviço:
Exposição “Paulo Prado, a Oligarquia Cafeeira na Semana de Arte Moderna”
Período: 15/8 a 14/9/2012
Endereço: Biblioteca Municipal João Mesquita Valença (av. Sampaio Vidal, nº 245 – Centro – Marília/SP)