SEC realiza audiência para consolidar a municipalização do Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria

museuvoluntários
Fonte: G1 / Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria

A Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, por meio da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM) e do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), realiza, no dia 16 de setembro (terça-feira), uma Audiência Pública para apresentar e debater a proposta de ratificação da doação do acervo museológico e bens móveis de propriedade do Estado de São Paulo, instalados no Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria, em Araraquara (SP).

A Audiência atende às exigências legais para a regularização do processo de municipalização da instituição. A sessão é de grande importância e bastante esperada a participação da população araraquarense, assim como de profissionais ligados a entidades científicas e culturais da cidade e da região. O evento será às 17h, no Palacete da Esplanada das Rosas Paulo de Arruda Corrêa da Silva, sede da Secretaria de Cultura de Araraquara, na rua São Bento, nº 794 – Centro.

Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria

Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria foi criado em 1958 e aberto ao público em 1970. O espaço permaneceu em um casarão já demolido no centro de Araraquara até 1975, ano em que foi transferido para o atual imóvel. O acervo da instituição reúne cerca de 3 mil peças, entre objetos de uso doméstico e de trabalho das antigas fazendas de café da região, itens de história natural e etnologia, móveis, documentos, equipamentos de uso pessoal e doméstico, objetos da Revolução de 32 e da 2ª Guerra Mundial e máquinas e equipamentos de comunicação e áudio. A maior parte do acervo está distribuída nas seis salas de exposições temáticas de longa duração.

Serviço:
Data: 16/9/2014 (terça-feira)
Local: Palacete da Esplanada das Rosas Paulo de Arruda Corrêa da Silva – Secretaria de Cultura de Araraquara (rua São Bento, nº 794 – Centro – Araraquara/SP)
Horário: 17h
Mais informações: sisem@sp.gov.br ou (11) 3339-8110