Sec realiza audiência para consolidar a municipalização da Casa Euclides da Cunha

Logo sisem

A Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, por meio da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM) e do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), realiza, na próxima segunda-feira (11/8), uma Audiência Pública para apresentar e debater a proposta de ratificação da doação do acervo museológico e bens móveis de propriedade do Estado de São Paulo, instalados na Casa de Cultura Euclides da Cunha a São José do Rio Pardo.

A Audiência atende às exigências legais para a regularização do processo de municipalização da instituição. A sessão é de grande importância e bastante esperada a participação da população riopardense, assim como de profissionais ligados à entidades científicas e culturais da cidade e da região. O evento será às 14h, na Casa de Cultura Euclides da Cunha, localizada à Rua Marechal Floriano, nº 105.

Casa de Cultura Euclides da Cunha

A casa é o local onde Euclides da Cunha residiu com a sua família durante a reconstrução da Ponte Metálica, entre 1898 a 1901, em São José do Rio Pardo. O espaço é considerado o berço de uma das grandes obras literárias do escritor “Os Sertões”. Dessa forma, a instituição preserva três monumentos: a ponte, a cabana e a memória de Euclides da Cunha. Fundada em 1946, tem como objetivo divulgar a vida e a obra do escritor, proporcionando atividades culturais e disponibilizando um valioso material para pesquisas e estudos. A Casa conta com um acervo de aproximadamente 15 mil documentos como jornais, manuscritos, revistas, cartas, entre outros, além de livros, teses, revistas, filmes e documentário relacionadas à vida e a obra do escritor.

Serviço:
Data: 11/8/2014 (segunda-feira)
Local: Casa de Cultura Euclides da Cunha (Rua Marechal Floriano, nº 105 – Centro – São José do Rio Pardo)
Horário: 14h
Mais informações: sisem@sp.gov.br ou (11) 3339-8110

Cópia de logo casa euclides