SEC realiza mostra fotográfica em Araçatuba

O Sistema Estadual de Museus leva ao Museu Marechal Cândido Rondon imagens históricas de afrodescendentes; a entrada é gratuita

Araçatuba recebe até 5 de maio, no Museu Marechal Cândido Rondon, a exposição Walter Firmo: Um Fotógrafo Negro. A itinerância é realizada pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), em parceria com o Museu Afro Brasil e a Prefeitura.
 
A mostra possui imagens capturadas por Firmo que retratam afrodescendentes de todo o tipo, de anônimos a personalidades, representantes de vários setores da sociedade brasileira e africana. Um dos destaques é “Mãe Olga de Alaketo”, clássico da fotografia nacional.
 
Com 54 anos de carreira, o carioca Walter Firmo é um dos mais importantes fotógrafos do Brasil, famoso por seus retratos e premiado também no exterior. Tem no currículo passagem por alguns dos principais veículos brasileiros – as extintas revistas Realidade e Manchete, além da Veja e IstoÉ. Sua trajetória registra ainda exposições, livros publicados, workshops e aulas como professor universitário, além de atuação, em duas ocasiões, na Fundação Nacional de Arte (Funarte).
 
A exposição foi produzida pelo Museu Afro Brasil, parceiro do SISEM-SP em ações itinerantes que buscam levar a outros públicos, do interior e litoral, conteúdo artístico e cultural antes apenas encontrado na capital. Com entrada gratuita, Walter Firmo: Um Fotógrafo Negro pode ser vista às segundas das 14h às 17h, de terça a sexta das 8h às 17h e aos sábados das 8h às 14h. O Museu Marechal Cândido Rondon fica localizado na rua XV de Novembro, n°247, Centro. Outras informações pelo telefone (18) 3625-3392.
 
Serviço:
Exposição Walter Firmo: Um Fotógrafo Negro
Período:
até 5/5/2012
Local: Museu Histórico Pedagógico Marechal Cândido Rondon (rua XV de Novembro, nº 247 – Centro – Araçatuba/SP)
Horário: segunda das 14h às 17h; terça a sexta das 8h às 17h; sábado das 8h às 14h
Informações: (18) 3625-3392
Entrada: gratuita