São Paulo: Memorial da América Latina apresenta exposição em homenagem a Darcy Ribeiro

Está em cartaz no Memorial da América Latina, em São Paulo, a exposição As Várias Faces de Darcy, como parte das comemorações do aniversário de 30 anos da Fundação, completados em 18 de março.

A homenagem ao intelectual Darcy Ribeiro, responsável pela criação do projeto conceitual e cultural do Memorial da América Latina, apresenta retratos em grande formato de suas várias fases, ao longo das pilastras do Pavilhão da Criatividade. Ao todo, estão expostos dez painéis, sendo o primeiro com 6 x 1,60 metros de largura, e nove deles com 4,5 x 1,5 metros.

A escolha do local da exposição tem como intuito apresentar o antropólogo como um grande guardião do projeto que ele ajudou a construir.

A mostra homenageia o homem múltiplo, pródigo e grande sedutor que foi Darcy Ribeiro. No Memorial da América Latina, Darcy deu vida à arquitetura de Oscar Niemeyer e fez com que a Fundação fosse um espaço dedicado à arte e à cultura e um centro de pesquisa de temas de interesse dos países latino-americanos. O acervo bibliográfico da Biblioteca Latino-Americana, por exemplo, teve seu embrião constituído por dez mil livros selecionados e adquiridos sob a orientação de Darcy Ribeiro.

As fotos que integram a exposição foram cedidas pela Fundação Darcy Ribeiro.

Sobre Darcy Ribeiro

Nasceu em 26 de outubro de 1922, na Fazenda do Cedro, em Montes Claros (MG) e faleceu em 17 de fevereiro de 1997, em Brasília (DF).  Em seus 74 anos de vida bem vivida, escreveu mais de 30 livros, entre pesquisas etnológicas, estudos antropológicos sobre o homem brasileiro e a civilização, reflexões sobre educação, ficção em prosa e poesia. Defendeu os índios e a educação. Lecionou, criou e reformou universidades e sistemas de ensino no Brasil, Uruguai, Chile, Peru, México e Venezuela. Quando um dia lhe perguntaram como gostaria de ser lembrado, respondeu simplesmente: “como um homem que brigou muito para o Brasil dar certo, um homem que amou muito a vida, e amou muito o amor…”

Serviço
As Várias Faces de Darcy
Pilastras ao longo do Pavilhão da Criatividade Darcy Ribeiro | Portões 8, 9 e 13
Visitação: Todos os dias, das 9h às 22h
Memorial da América Latina | Metrô Barra Funda
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664
Entrada gratuita
Classificação livre

Fonte: Memorial da América Latina