São Paulo: Edital do ProAC Expresso para Museus e Arquivos recebe a inscrição de 82 projetos

Postado em: 18 de setembro de 2019 | Destaques

O Edital nº 13/2019 do Programa de Ação Cultural (ProAC Expresso) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado São Paulo, destinado a projetos de modernização de acervos de museus e arquivos, contou com a inscrição de 82 projetos.

Com inscrições finalizadas em 16 de agosto, o concurso tem como objetivo apoiar projetos de modernização de instituições dos mais diversos portes, de qualquer região do estado. As propostas enviadas estão em fase de análise pela Comissão da Seleção, que avalia a relevância, a qualidade, a viabilidade, o alcance e o impacto potencial de cada projeto, além da qualificação dos profissionais envolvidos e caréter inovador da iniciativa, buscando um resultado compatível com o perfil das inscrições e a diversidade do panorama museal do estado de São Paulo.

De acordo com o departamento de comunicação do ProAC Expresso, o resultado do processo seletivo deve sair até a prim eira quinzena de outubro.

Neste ano, no mínimo 50% do valor total dos recursos – R$ 2 milhões – serão destinados a museus ou arquivos sediados fora de São Paulo (capital). Só foram aceitos projetos de proponentes pessoas jurídicas, que tiveram que estabelecer o valor da proposta apresentada compatível com os custos estimados, respeitando sempre o teto máximo de R$ 200 mil.

Outra novidade deste ano são as contrapartidas obrigatórias, com destaque para a gratuidade, se houver cobrança, em no mínimo 20% de todas as atividades/apresentações propostas e, ainda, a exigência de realização de no mínimo uma atividade de formação ou capacitação. São consideradas contrapartidas adicionais medidas que promovam o acesso aos bens, produtos e se4rviços culturais a camadas da população menos assistidas ou excluídas do exercício de seus direitos culturais por sua condição socioeconômica, etnia, deficiência, gênero, faixa etária, domicílio e ocupação, visando à formação de público. Dentre outras contrapartidas possígeis, destaca-se também a promoção de ações que facilitem o livre acesso de idosos e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e/ou medidas de acessibilidade comunicacional de modo a diminuir barreiras na comunicação interpessoal, escrita e virtual.

Mais informações: www.proac.sp.gov.br

Fonte: ProAC e SISEM-SP


Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo