Exposição faz um tributo ao cineasta Fritz Lang e traz imagens de famosas construções paulistanas, como o prédio da Câmara Municipal e o edifício Copan. A abertura acontece no dia 12 de agosto, às 19h, com entrada gratuita
A cidade de Santos recebe, em agosto, uma nova exposição do programa MIS Itinerante, em parceria com o Sisem (Sistema Estadual de Museus). O projeto, que leva as exposições de destaque do MIS, instituição da Secretaria da Cultura do Estado, a diversas cidades de São Paulo, também se une ao programa Nova Fotografia – que anualmente expõe seis mostras inéditas de jovens fotógrafos no Museu, selecionadas pela qualidade e inovação de seu trabalho. Desta vez, o público santista poderá conferir Metropolis, mostra fotográfica do artista Marcus Laranjeira.
A série, toda em P&B, faz um tributo ao filme homônimo do cineasta austríaco Fritz Lang (1927). As fotografias do artista Marcus Laranjeira, 15 no total, propõem uma nova interpretação da cidade de São Paulo a partir da sobreposição de conhecidas construções e projetos urbanísticos, criando imagens caóticas e densas que gradualmente transformam concretos e sólidos em estruturas transparentes.
“A sobreposição das mais diversas construções e projetos urbanísticos dessa metrópole cria imagens que, a princípio, podem parecer caóticas e densas, mas que vão gradualmente proporcionando ao espectador uma experiência artística singular, à medida que transformam concretos e sólidos em estruturas transparentes. A simetria, o equilíbrio e a proporção criados a partir da justaposição dessas fotografias trazem também geometrias inéditas”, explica Laranjeira. “Por outro lado, a reconstrução visual pode ser entendida como uma crítica ao crescimento desordenado da capital paulista, crescimento esse que altera sua forma originária privilegiando o cinza do cimento e a aspereza do concreto”, complementa.
Com entrada gratuita, Metropolis abre no dia 12 de agosto, às 19h, no MISS – Museu da Imagem e do Som de Santos-, e segue em cartaz até 7 de outubro.
Sobre o artista
Marcus Laranjeira é luso-brasileiro, vive e trabalha em São Paulo. É artista, fotógrafo e matemático, com formação acadêmica na PUC e na USP, e formação artística em cursos livres de pintura e fotografia. Desenvolve projetos artísticos e comerciais usando a fotografia como principal meio de expressão. Faz das ruas e do seu imaginário palco e personagens. Arquitetura, crítica, humor, geometria e matemática são alguns dos principais ingredientes do seu trabalho.
Sobre o Nova Fotografia
Criado em 2011, o Novo Fotografia é um projeto anual do Museu da Imagem e do Som que busca criar um espaço permanente para exposição de fotografias de artistas promissores que se distinguem pela qualidade e inovação do seu trabalho. A cada ano, seis séries de imagens são escolhidas por meio de convocatória e expostas no Museu.