Ribeirão Preto recebe encontro sobre antirracismo em museus

Postado em: 30 de agosto de 2023 | Notícias

Iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), será realizada em 06 de setembro;

Atividade é voltada aos profissionais do campo museal e do setor da cultura; inscrições podem ser feitas aqui.

São Paulo, agosto de 2023 – Estão abertas as inscrições para o encontro formativo “Possibilidades de construções antirracistas” em Ribeirão Preto. Iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), o evento será realizada em 06 de setembro e os interessados podem se inscrever aqui.

O encontro, das 13h30 às 17h, prevê atividade em grupo, contemplando metodologias e propostas pedagógicas antirracistas, a partir do acervo do Museu da Imagem e do Som José da Silva Bueno, local do evento. A instituição é sede do polo regional 3 do SISEM-SP. 

Conceitos e aspectos históricos relacionados com o racismo e estereótipos sobre grupos racializados também fazem parte da programação coordenada pela educadora, historiadora e museóloga Suzy Santos. Os tópicos foram amplamente discutidos no seminário virtual do programa Sonhar o Mundo, entre 17 e 19 julho de 2023.

Os encontros, que contam com o apoio da ACAM Portinari, são voltados a profissionais do setor museológico e da cultura em geral. A programação segue até outubro nas sedes dos polos do SISEM-SP e pode ser conferida no site do SISEM-SP. 

O programa

Sonhar o Mundo é uma iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, por meio da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico e do SISEM-SP. Seu propósito é articular e mobilizar discussões sobre a atuação dos museus em defesa dos direitos humanos. 

Parte do Programa de Direitos Humanos em Museus, o Sonhar o Mundo oferece oficinas formativas aos profissionais do setor para que possam atender à diversidade de visitantes e integrar o debate sobre pautas urgentes à contemporaneidade. Em anos anteriores o Programa abordou a deficiência e acessibilidade em museus, direitos das mulheres, solidariedade e cultura como direito. 

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo