Em 23 de junho, o Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, realizou, em seu canal no Youtube, a live “Museus no agora: conhecendo públicos virtuais pela Plataforma ADA” para apresentar mais um indicador a ser preenchido pelas instituições inscritas no Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP): a atualização dos números de público virtual.
Com a intensificação da oferta de programação em ambiente virtual disponibilizada pelos museus em virtude da pandemia de Covid-19, fomentou-se ainda mais a necessidade de adotar novos procedimentos de contabilização de público na plataforma do CEM-SP.
Os dados de público virtual permitem aos museus acompanharem a evolução de seus públicos e, a partir daí, desenvolverem projetos com o intuito de atraírem novos visitantes on-line. Os números também são importantes para que o SISEM-SP desenvolva políticas para ampliação e diversificação de públicos virtuais.
Agora os museus podem inserir informações de público virtual do Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e websites oficiais.
“Essa já era uma demanda anterior ao período da pandemia, que foi intensificada com o fechamento das instituições e a suspensão de atividades presenciais. Esse cenário acelerou a busca por indicadores adequados para dar conta da heterogeneidade de situações que envolvem a presença virtual dos museus nas distintas midias”, disse Davidson Kaseker, à época, diretor do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP (GTC/SISEM-SP).
A live foi apresentada por Kaseker e por Michael Lopes Argento (assistente de Ações Técnicas da ACAM Portinari) que, além de apresentarem a nova funcionalidade do CEM-SP e como proceder com o preenchimento dos dados na plataforma ADA, detalharam cada um dos indicadores e suas respectivas importâncias na análise geral de público virtual para as instituições, entre outros assuntos relativos ao tema.
Assista ao vídeo:
Fonte: SISEM-SP