Retrospectiva: lançamento do e-book Panorama Reflexivo: 11 anos de Encontro Paulista de Museus

Postado em: 29 de dezembro de 2021 | EPM

Para celebrar a história e garantir um vasto acervo de informações relativas ao maior encontro do setor museal paulista, o Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o Fórum Permanente e a Organização Social de Cultura ACAM Portinari lançaram o e-book “Panorama Reflexivo – 11 anos de Encontro Paulista de Museus”, disponível para download aqui.

O livro virtual apresenta textos dos principais dirigentes envolvidos em mais de uma década de construção e manutenção de uma política pública voltada aos museus do Estado. A obra conta também com uma seleção de relatos críticos produzidos para cada edição, além de um relato crítico retrospectivo sobre as principais mesas e desdobramentos gerados por cada EPM, entre outros materiais inéditos.

O lançamento aconteceu durante uma live em 07 de julho, com a participação do responsável pelo projeto gráfico do e-book, Arthur Lauriano do Carmo, de Martin Grossmann e Diogo de Moraes Silva, que compõem, juntamente com Diego de Kerchove, a equipe do Fórum Permanente responsável pela organização editorial; de Angelica Fabbri, diretora-executiva da ACAM Portinari; de Davidson Kaseker, à época, diretor do Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC/SISEM-SP) e Luiz Palma (GTC/SISEM-SP). Confira o vídeo do bate-papo:

Para oficializar o lançamento internacional do e-book, disponível em espanhol, inglês e português, foi realizada, em 27 de setembro, uma mesa de debates com o apoio do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP).

Mediado por Ana Letícia Fialho (assessora de Museus e Acervos da Reitoria da USP) e Angelica Fabbri (diretora-executiva da ACAM Portinari), o evento virtual teve como ponto central o livro e seus mais de cinquenta textos entre críticas e depoimentos acerca da política cultural que representa o Encontro Paulista de Museus (EPM). 

Compuseram a mesa profissionais de diferentes países e estados brasileiros para que expusessem suas impressões sobre a obra e como a relacionam com suas vivências, conhecimentos e experiências na área da museologia em seus respectivos estados e países. Assista o vídeo do encontro:

EPM

O Encontro Paulista de Museus (EPM) teve sua primeira edição em 2009 e foi realizado anualmente, com o intuito de colocar em prática as metas do SISEM-SP de divulgação e compartilhamento de informações entre os quase 500 museus que compõem a rede museal do estado. Todas as atividades propostas no evento permitiram a troca de conhecimento e a constituição de uma base sólida de ferramentas para a profissionalização dos museus e suas equipes.

Fonte: SISEM-SP e Fórum Permanente

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo